Mutirão contra o Aedes busca visitar cerca de 3 mil residências do bairro Cirurgia

Saúde
15/01/2016 14h52

Com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle da Dengue, realizará mais um mutirão neste sábado, 16, no bairro Cirurgia. A ação contará com o trabalho de cerca de 130 colaboradores (entre agentes de Endemias, agentes Comunitários de Saúde e os homens do Exército). A concentração acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF), Oswaldo de Souza, a partir das 8h.

De acordo com a supervisora geral da região, Ademilde Figueiredo, desde a última segunda-feira, 11, a Força Tarefa contra o Aedes aegypti, através dos agentes de Endemias, de Saúde e dos Soldados do Exército Militar, está trabalhando na região do bairro Cirurgia. “Não podemos parar os trabalhos. Estamos passando os dias da semana num respectivo bairro e, aos sábados, intensificamos os trabalhos com um grande mutirão, onde reunimos mais profissionais empenhados nesse combate. Nosso objetivo nesse mutirão de amanhã, é visitar cerca de 3 mil estabelecimentos (residenciais e comerciais)”, explicou.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, Taíse Cavalcante, a Força Tarefa acontece num bairro, mas os trabalhos também são realizados paralelamente nas demais localidades da capital sergipana. “Contamos com 33 soldados do Exército, além dos nossos agentes de Endemias e de Saúde, que intensificam ainda mais os trabalhos nas áreas onde foram registrados os maiores índices de infestação do Aedes, durante o último LIRAa, mas o combate acontece em todos os bairros. Essa ação já é rotina das equipes de cada região da cidade", esclarece Taíse Cavalcante.