Prefeito João Alves recebe presidentes de sindicatos da saúde

Agência Aracaju de Notícias
18/01/2016 18h35

Na tarde desta segunda-feira, 18, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, recebeu, no Centro Administrativo Aloísio Campos, as comissões de alguns sindicatos de saúde, que reivindicam o pagamento do salário dentro do mês. Entre os sindicatos recebidos pelo prefeito estiveram o SINDIMED (Sindicato dos médicos), SINDASSE (Sindicato dos assistentes sociais), SINTRAFA (Sindicato dos fisioterapeutas), SINPSI (Sindicato dos psicólogos), SEESE (sindicato dos enfermeiros), SINTASA (Sindicato dos Agentes de Saúde), juntos ouviram o Prefeito e entraram em um consenso para solucionar o problema enfrentado pelas categorias diante do quadro de crise no país.

Os médicos paralisaram os seus trabalhos e na manhã de hoje se instalaram na porta da Prefeitura de Aracaju, onde decidiram mobilização de 48 horas. O Prefeito João Alves, entendendo a responsabilidade por estar à frente da Prefeitura neste momento de crise no país e no estado como um todo, recebeu os representantes do SINDIMED e de outros sindicatos da saúde para determinar o pagamento de toda a categoria.

Segundo o secretário Municipal da Fazenda, Jair Araújo, ficou resolvido que a folha da saúde será paga até o dia vinte e na sequência será feita uma nova reunião com todos eles no dia 29. "O objetivo da próxima reunião é de discutir uma agenda de pagamento. A conversa de hoje foi muito proveitosa e até nós, que estávamos constrangidos com essa situação, estamos saindo fortalecidos. Eu espero que logo possamos cumprir a determinação do prefeito João Alves, que é voltar à normalidade em relação à folha de pagamento. Nós decidimos, na semana passada, abrir a folha da saúde por letra, como se trata de uma folha com valores altos e não tivemos dinheiro para pagar, decidimos, ao invés de pagar tudo no dia 20, começar a pagar por letra. Assim, vamos ver até que letra a gente alcança e seguramente os demais receberão até o próximo dia 20", declara.

Segundo o Presidente do Sindimed, João Augusto de Oliveira, a categoria lamenta, porque foi preciso chegar a este nível de paralisação, mas comemora o fato de terem sido recebidos pelo prefeito. "Quando você é recebido pelo mandatário maior, isso é sinal de que o respeito começa a voltar, pois nenhum prefeito colocaria a sua imagem à tona e faria declarações para todos sem cumprir. O fato do prefeito ter nos recebido hoje, que é o primeiro dia de mobilização e dar o prazo de conclusão do pagamento de toda a folha para o dia 20 e já deixar marcada uma reunião para discutir a folha que já irá vencer, é um sinal que colocou a sua palavra em xeque-mate e tenho certeza que ela será cumprida", afirma.

"Vamos levar essa conversa para a assembleia, mas a mobilização continua independente destes acordos, pois não temos como mudar. Nesta assembleia vamos dialogar com os médicos para que possamos dar um crédito por mais um dia, onde esperamos que seja cumprido. Voltaremos às atividade na quarta e dia 29 discutiremos sobre o próximo salário. A reunião foi positiva, porque saímos daqui com a palavra do prefeito", ressalta João Augusto.

A Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales, diz que o trabalhador espera a regularização imediata da habitualidade do pagamento dos salários que é receber até o quinto dia útil de cada mês. "A gente tem essa perspectiva desta reunião do dia 29, onde vamos entender a dinâmica dos próximos meses e vamos tentar chegar a um denominador comum. Com o pleito das categorias de que nessa reformulação do estatuto a gente possa colocar o estabelecimento de uma data para o pagamento dos servidores. Isso vai deixar os trabalhadores mais seguros diante desta crise que aí se encontra", afirma.