Agentes de Zoonose realizam borrifação nos hotéis e restaurantes da Orla

Saúde
19/01/2016 19h31

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realizou mais uma ação da campanha “Aracaju unida contra o Aedes aegypti”. No final da tarde desta terça-feira, 19, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram os quarteirões da Orla da Atalaia para realizar a borrifação nas áreas dos hotéis e restaurantes. O objetivo é eliminar o mosquito adulto dessas áreas que concentram um maior número de pessoas. A ação continua nesta quarta-feira, 20, sempre no final da tarde, que é o período mais propício para eliminar o mosquito.

De acordo com o supervisor de Endemias, José Bonfim, essa borrifação está acontecendo nessa área dos hotéis e restaurantes porque esse é um período que tem muitos turistas concentrados na cidade “Os hotéis e restaurantes da Orla ficam mais lotados no mês de janeiro, tanto por conta do período de férias como também por conta da vinda de muitos turistas para a capital. Essa ação protege não só os turistas como também para as pessoas que moram aqui. Pois, muitas vezes, quem traz a doença são os próprios turistas e é preciso eliminar o mosquito. São oito agentes trabalhando e quatro máquinas. Pretendemos fazer durante toda essa noite cerca de 22 dois quarteirões e durante essa semana mais de 40 quarteirões, destacou.

O supervisor ainda ressalta que com a borrifação, o produto elimina o mosquito adulto por até uma hora e meia. “Essa pequena fumaça, apesar de invisível, consegue eliminar qualquer mosquito dessa região durante uma hora e meia. É tempo suficiente para que ela se espalhe por dentro dos estabelecimentos e deixem todos protegidos da doença”, acrescentou.

Para o encarregado de produção de uma pizzaria da Orla, Robson Santana, essa borrifação é importante para todos. “O trabalho desses agentes traz mais segurança e tranquilidade para todos nós, tanto para os funcionários como para nossos clientes. Quando vemos a equipe na rua trabalhando nós ficamos muito agradecidos e satisfeitos com o serviço que está sendo executado”, afirmou.

Segundo o morador da região, Leonardo Roxo, a borrifação elimina o mosquito e a Prefeitura de Aracaju está de parabéns com a iniciativa. “Parabenizo essa ação, principalmente nesse período que estamos vendo muitos casos das três doenças. Mais ainda ressalto que a falha para o mosquito existir é por conta da própria população, os agentes fazem a parte deles, mas se o morador não se conscientizar e cuidar da sua própria casa, com qualquer chuva ou água parada o mosquito pode se proliferar. Eu torço muito para que a população aracajuana abrace essa campanha e comece a refletir que esse é um problema que todos precisam combater juntos”, desabafou o morador.