Filmes são exibidos no Núcleo de Produção Digital da Funcaju

Cultura
26/01/2016 10h05

Cinema é diversão, cultura e arte. E, pensando em oportunizar ao público momentos que são imprescindíveis em termos de conhecimento, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), dá continuidade a exibição de filmes, inseridos na programação de férias. Os filmes serão exibidos por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, unidade do órgão, localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega).  Estarão à disposição do público, mais três filmes, no período de 26 a 30 deste mês.

Na terça-feira, 26, às14h30min., o público poderá assistir ao filme “Um homem e o Cinema”, do diretor Alberto Cavalcanti, que em 151 minutos ilustra, de forma acronológica, temas,  técnicas, tarefas, enfoques sobre personagens e situações. Trata-se da adequação do cinema às várias possibilidades de configurar um depoimento ou uma análise. A censura é livre.

Já na quinta-feira, 28, às 15h, será exibido o filme “Mundo à parte”, do diretor Arne Sucksdorff. O filme tem uma duração de 120 minutos e retrata a convivência do casal Arne e Maria Sucksdorff  na cultura nativa do Pantanal Sul e Matogrossense.

O casal permanece por seis anos viajando com passagens em fazendas e acampamentos. Durante esse período ambos realizam ensaios fotográficos, pesquisa de campo e catalogação de espécies e plantas exóticas.

“Heinz Forthmann”, é o terceiro filme que será exibido no sábado, 30, às 10h.  O filme tem a direção de Marcos de Souza Mendes e tem uma duração de 55 minutos.  A vida e a obra de Heinz são recuperadas através de fotografias, de seus filmes e da memória de seus contemporâneos.  Censura livre.

No mais, resta aproveitar. A entrada é gratuita. Confira abaixo a programação completa:

 
Dia 26/01 (terça-feira) às 14h30min
Um Homem e o Cinema (151 min; livre)

Dir. Alberto Cavalcanti

Sinopse: Neste filme em duas partes, subdivididas em quatro seções, Cavalcanti ilustra sua contribuição ao cinema de forma acronológica, mas dentro do objetivo de apresentar uma unidade a partir de temas, técnicas, tarefas, enfoques sobre personagens e situações, pesquisa, enfim, sobre a adequação do cinema às várias possibilidades de configurar um depoimento ou uma análise.

 

Dia 28/01 (quinta-feira) às 15h
Mundo à parte (120 min; livre)

Dir. Arne Sucksdorff

Sinopse: Mundo à parte retrata as viagens feitas pelo casal Arne e Maria Sucksdorff por fazendas e acampamentos no pantanal Sul e Matogrossense onde realizaram, durante seis anos, ensaios fotográficos, pesquisas de campo, catalogação de espécies e plantas exóticas e conviveram com a cultura nativa.

 

Dia 30/01 (sábado) às 10h
Heinz Forthmann (55 min; livre)

Dir. Marcos de Souzza Mendes

Sinopse: A vida e obra de Heinz Fothmann é recuperada através de suas fotografias, de seus filmes e da memória de seus contemporâneos neste filme de Marcos de Souza Mendes.