Escola de Arte comemora redução no número de evasão escolar

Cultura
26/01/2016 16h30

O trabalho árduo desempenhado pela equipe técnica da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), ao longo do ano de 2015, foi motivo para muita comemoração. Na tarde de ontem, 25, ao finalizar o relatório de prestação de contas a equipe constatou o progresso da unidade, que reduziu de 40% para 15% o número de evasão.

Segundo o diretor da Valdice, Sergio Chagas, além da redução considerável no número de desistentes, durante o segundo semestre também foram implantados um sistema informatizado de matrículas e fichas de frequência, o que resultou no controle dos 24 cursos ofertados pela unidade. Além desses dados o crescimento no número de projetos desenvolvidos e a participação dos próprios alunos surpreenderam a direção.

“Em 2015 a Valdice Teles desenvolveu dezenas de projetos, promovendo à Aracaju, através da Funcaju, o título de uma das cidades sede dos Painéis Funarte, considerado um dos maiores eventos de regência do Brasil. Sem falar nas co-produções dos projetos Natal no Centro e Natal no Parque 2015”, completou.

Além dos projetos, a equipe constatou ainda, o crescimento no número de apresentações, o que foi possível graças à mudança na organização pedagógica da unidade. “Nós modificamos a grade pedagógica pensando em promover ao aluno não só o conhecimento prático, mas também o teórico. E foi através dessa nova metodologia que criamos grupos, a exemplo do Coral Encantos, que verdadeiramente encantou os aracajuanos durante todo o mês de dezembro”, falou o diretor.

Dividida em três vertentes a Escola de Arte Valdice Teles desenvolve atualmente 24 oficinas nas áreas das artes cênicas, folclore que é representada pela capoeira e a música, incluindo o canto, instrumental e a orquestra. Ao todo 700 alunos estão tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e muitos até de se tornar futuros maestros e musicistas.

Outra implementação realizada pela Funcaju, foi a inclusão de um curso de extensão social. Desenvolvido no bairro Alto da Jaqueira mais de 40 crianças e adolescentes formam o coral infantil da escola, onde recebem aulas de técnica vocal com profissionais capacitados.

Novo ano letivo

A expectativa para o novo semestre, com início previsto para março, é aumentar o número de vagas. Sergio explica que a escola iniciará o processo de renovação de matrícula na próxima semana e a depender do número de inscritos é que será possível saber quantas vagas serão abertas.

“Nosso intuito é promover o acesso a arte para todos os aracajuanos, quanto maior a procura maior será nossa motivação para ampliar nosso trabalho”, esclareceu.

A renovação da matrícula  acontece de 01 a 05 de fevereiro, na própria escola, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações 3211-6913.