Secretarias prestigiam caminhada contra o descarte irregular de lixo no Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
26/01/2016 18h53

Atendendo a um convite da comunidade do bairro Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou da Primeira Caminhada do Lixo ao Luxo.

O objetivo da caminhada foi conscientizar a população contra o descarte irregular de lixo. "Nós fazemos toda semana um trabalho forte aqui no bairro Santa Maria. Nós precisamos que a população também ajude, não adianta só a Emsurb tirar o lixo, sendo que a comunidade também tem que entrar nessa campanha, ajudar também a deixar o seu bairro limpo", destacou o diretor Operacional da Emsurb, Guilherme Souza.

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Elizabete Pita, Grazielle Dias Sampaio, destaca a importância da prevenção. "A SMS, através da USF Elizabete Pitta, unidade que atende a comunidade do Santa Maria, apoia esse movimento considerando a importância da equipe de saúde trabalhar com a prevenção. A gente veio apoiar essa caminhada para sensibilizar a comunidade quanto a importância de fazer o seu papel ativo em relação a prevenção, afinal o descarte irregular de lixo pode causar uma série de doenças".

Já a representante da Sema, Elze Valois, diz que atenderam um convite da comunidade. "A Sema realiza um projeto socioambiental no Marivan e nós fomos convidados a participar de uma organização que a comunidade já pertence. A própria comunidade interage nessas questões de estar trabalhando resíduo na comunidade deles. Diante disso, nós abraçamos a causa porque no nosso projeto a gente trabalha meio ambiente, não só fauna e flora, mas trabalha também das questões sociais", disse.

A servente Luciene Santos é moradora do bairro Santa Maria e achou a caminhada uma ideia válida. "Muito legal, porque o povo já fica atento, o carro passa três vezes na semana só que o povo ao invés de colocar o lixo nos dias certos, joga em qualquer lugar", enfatizou a servente.

O autônomo Júlio César diz que a ação ajuda a conscientizar as pessoas quanto ao descarte irregular. "É muito boa essa caminhada para o pessoal se conscientizar em jogar lixo apenas quando o caminhão passar. Acho muito boa a ideia, as pessoas precisam ter o bom senso de colocar o lixo nos dias certos".