Sema intensifica fiscalizações em abatedouros na capital

Meio Ambiente
28/01/2016 13h39

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), recebe constantes denúncias sobre abatedouros clandestinos na grande Aracaju. Por isso, vem intensificando as fiscalizações nestes locais.

Nesta quinta-feira, 28, a equipe de fiscalização da Sema, atendendo a denúncia, interditou um abatedouro clandestino localizado na Avenida Tiradentes, 412, Loteamento Marivan, Bairro Santa Maria. O local possui instalações inadequadas, equipamentos enferrujados e falta de higiene no trato das aves.

Não é de agora que a Sema vem combatendo essa problemática. Em dezembro do ano passado, a equipe de Controle Ambiental interditou um abatedouro clandestino no mesmo bairro, localizado na Rua Pitanga, número 117 (B). O estabelecimento possuía as mesmas irregularidades.

A Sema segue a Lei Municipal 4.145/2012, que diz que é proibida a instalação e funcionamento de abatedouro de aves ou quaisquer animais nas zonas residenciais de Aracaju, salvo quando atendidas as exigências da legislação ambiental e sanitária.

Mais irregularidades

 

A Sema também constatou durante a fiscalização desta manhã, que o proprietário do abatedouro, também é dono de um terreno baldio, ao lado do estabelecimento. O terreno possui resíduos de construção civil e lixos domiciliares descartados irregularmente, trazendo problemas aos moradores, devido a proliferação do mosquito da dengue. A equipe notificou o responsável para ele limpar e cercar o terreno.