Campanha Descarte na Sema é divulgada em órgãos municipais

Meio Ambiente
29/01/2016 10h32
Início > Notícias > Campanha Descarte na Sema é divulgada em órgãos municipais

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema, através da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P),  está  divulgando a campanha para coleta de eletroeletrônicos "Descarte na Sema". Ontem, foram visitadas a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Guarda Municipal para informar  sobre os ecopontos  localizados no Parque Augusto Franco(Parque da Sementeira) e na própria sede da Sema, localizado na Av. Pedro Paes Azevedo, nº 853, bairro Salgado Filho.

A campanha  "Descarte na Sema" é uma parceria com o Instituto Nacional de Resíduos (INRE) e a  empresa ECO TI, e visa dar alternativas para o descarte correto de eletroeletrônicos, previstos pela  Lei 12.305/10, da Política Nacional de Resíduos Sólido (PNRS).

Os eletroeletrônicos, quando descartados de maneira incorreta, podem causar grave contaminação ao meio ambiente por causa da presença de elementos perigosos como chumbo, mercúrio cádmio e arsênio.  Geralmente, a contaminação do ser humano se dá através da ingestão de água e alimentos.

A divulgação da campanha nos órgãos municipais, segundo o analista ambiental Cleverton Costa, faz parte da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvida em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O programa desenvolve diversas ações nos órgãos públicos no sentido de  conscientizar e  incentivar boas práticas de consumo consciente.

Ecopontos

Ao contrário de setores como pneus, agrotóxicos, pilhas e baterias, a política nacional de Logística Reversa de eletroeletrônicos ainda carece de um acordo setorial entre o poder público e as entidades representativas de empresas que comercializam ou fabricam esses produtos, para que estas se responsabilizem pelo seu pós-consumo. Por isso, segundo o analista ambiental Cleverton Costa, a Prefeitura de Aracaju, através da Sema, assumiu o compromisso, em parceria com algumas empresas , de implantar os ecopontos. Atualmente, estão localizados na  Av. Pedro Paes Azevedo, nº 853 , sede da Secretaria do Meio Ambiente,  e no Parque Augusto Franco (Sementeira), no departamento de Educação Ambiental, próximo ao Horto.

Nos ecopontos da Sema podem ser descartados televisores, monitores de computador, aparelhos de vídeo, de DVD e de CD, aparelhos de áudio (microssystems, rádio, CD, MP3, etc), CPUs, fontes de energia , impressoras,  além de pilhas e baterias.  Porém, a Sema não  recebe objetos volumosos como geladeiras e condicionadores de ar. Para esses produtos, é recomendado o programa "Cata Bagulho", da Emsurb (3179-1697) ou a cooperativa CARE (3243-1581).