Brincadeiras, canções, jogos e muita diversão definem a tarde de lazer promovida nesta quinta-feira, 28, pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes. Cerca de oito crianças, internas do abrigo Sorriso, participaram das atividades que integram o projeto de colônia de férias. Além das atividades que compõem o cronograma da colônia, os pequenos conheceram toda a estrutura da unidade, incluindo a parte interna que é composta por sala de leitura infantil, auditório, galeria dos Escritores, memorial da patrona, sala de pesquisa, sala de leitura e parte administrativa.
Segundo a diretora, Telma Santos, o conhecimento transmitido aos pequenos não se limitou apenas ao órgão gerido pela Funcaju. “Nós apresentamos também a eles outras bibliotecas e locais de leitura. Isso serve como um meio de despertar na criança o interesse pela leitura e pelo saber. A Colônia de Férias tem como intuito estimular o apreço pela literatura, por meio de brincadeiras, contação de histórias, atividades lúdicas, cantigas e o próprio contato com o livro. O livro em si só é apresentado aos pequenos na última etapa das atividades, pois as etapas anteriores servem como estímulos”, esclareceu.
Para a coordenadora pedagógica do Abrigo, Auxiliadora Azevedo, a visita a Ivone de Menezes faz parte de um cronograma de atividades realizado pela casa acolhedora, e tem como principal objetivo promover aos pequenos através de atividades e locais culturais o interesse pelo saber. “Desde o início de janeiro estamos visitando diversos locais culturais da capital, que servem, tanto como lazer como também estímulo para nossos pequenos”, disse.
A tarde foi finalizada com leitura ao ar livre, onde as crianças puderam escolher e ler dezenas de histórias na área de convivência da Biblioteca, parte externa da unidade.