SMTT realiza treinamento para operadores de trânsito

Transporte e Trânsito
17/02/2016 15h25

Sempre atenta à mobilidade urbana no entorno das escolas da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), todos os anos, desenvolve o ‘Projeto Operador de Trânsito Escolar’. O projeto é uma forma alternativa para auxiliar o trânsito próximo às instituições com grande fluxo de veículos, capacitando funcionários para evitar a formação de engarrafamentos, filas duplas e veículos parados sobre a faixa de pedestres.
 
O treinamento é oferecido de forma gratuita pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, com direito a certificado. Os futuros operadores aprendem noções gerais de trânsito e simulam as ocorrências mais comuns em regiões escolares. O operador de trânsito tem permissão para organizar a circulação de veículos nos horários de maior retenção, porém, ele não pode autuar, afinal, não tem poder do agente de mobilidade urbana, mas pode orientar os condutores.
 
Além do treinamento, para atuar como operador de trânsito a SMTT recomenda um fardamento específico: calça de cor caqui, camisa branca, boné, colete e apito.
 
O curso está sendo ministrado pelo agente Paulo José Silva Santos que destacou a importância deste trabalho educativo. “Os operadores recebem noções básicas de trânsito que lhe permitem ajudar na fluidez do trânsito no entorno das escolas, já que os nossos agentes de trânsito não podem estar lá todos os dias. Eles não podem autuar, pois aprendem o básico do Código de Trânsito Brasileiro, apenas o necessário para minimizar os transtornos na região em horários de pico”, relatou após o primeiro dia do curso. 
 
As escolas que tiverem interesse em participar do projeto ‘Operador de Trânsito' podem se dirigir pessoalmente à Coordenadoria de Educação para o Trânsito, localizada na Galeria Farol Center, ou telefonar para (79) 3179-1450.