Sema promove Educação Ambiental no Parque Augusto Franco

Meio Ambiente
17/02/2016 17h11

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), através da Coordenação de Educação Ambiental, elaborou o projeto Educação Ambiental no Parque, a ser realizado no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, que visa sensibilizar e mobilizar a população em defesa de todo e qualquer ser vivo e da diminuição e/ou melhor uso dos recursos naturais.

O projeto está sendo lançado neste mês de fevereiro, quando a Sema completa três anos de existência e se consolida como órgão, no âmbito municipal, de proteção ambiental.

Segundo a analista ambiental Raphaella Ribeiro Andrade, a escolha do Parque Augusto Franco para a implantação do projeto deve-se a uma série de fatores, entre eles, a localização da unidade de preservação, pois é central e acessível a diversos públicos; a diversidade de atividades que poderão ser desenvolvidas, graças a sua estrutura, como o lago e o Horto florestal; além da sede da Coordenação de Educação Ambiental da Sema e o projeto “Descarte na Sema”, que oferece uma alternativa à população para o descarte correto de eletroeletrônicos,  também estarem sediados no local.

O projeto Educação Ambiental no Parque será realizado em duas etapas e abrange diversas áreas de sensibilização ambiental. Neste mês de fevereiro, os analistas e técnicos da Educação Ambiental da Sema começam um levantamento do perfil dos usuários do Parque Augusto Franco e a percepção ambiental que eles têm desse parque urbano.

A segunda etapa será a execução do projeto. “A finalidade é proporcionar, não só o contato com a natureza, como ajudar as pessoas a perceberem mais o meio em que estão inseridas e sensibilizar a todos sobre a necessidade de preservação desse meio”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Alana Danielly Vasconcelos.

Ações do projeto

As ações do projeto Educação Ambiental no Parque vão desde a conscientização básica de preservação, como por exemplo sensibilizar os usuários que passeiam com seus bichinhos no local para que levem saquinhos de lixo a fim de recolher a “caca” do animal, até à necessidade de cuidados e preservação dos seres vivos.Também serão abordados temas como o descarte correto de lixo orgânico e não orgânico, de eletroeletrônicos, além da defesa dos manguezais e dos animais.

Próxima sexta-feira, 19, as equipes da Educação Ambiental da Sema iniciam o estudo do perfil dos frequentadores do parque.  De acordo com a coordenação da EA, os frequentadores serão abordados nos turnos matutino e vespertino, através de um questionário, com o objetivo de identificar as características de cada público e sua percepção de preservação ambiental.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o projeto Educação Ambiental no Parque é uma ação pela melhor qualidade de vida. “Somente com o entendimento e integração é que vamos conseguir o respeito à natureza, aos seres vivos, e conservar melhor o parque e, melhor ainda, levar o exemplo para nossa casa, nossa cidade", enfatizou.