População aprova serviço de Iluminação Pública da Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
18/02/2016 17h25

Desde janeiro de 2014 que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem atendendo a Resolução Normativa no 414, da Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) que transferiu para os municípios a responsabilidade de investir, manter, operar e prestar serviços de atendimento aos consumidores e usuários de espaços públicos, além de elaborar projetos de ampliação, manutenção e modernização dos pontos de iluminação pública de suas dependências.

Demandas

Quando a prefeitura assumiu esta tarefa, 17% do parque de iluminação estava danificado, porcentagem que corresponde, aproximadamente, a 9 mil postes apagados. Inicialmente a prioridade era de recuperar a iluminação das vias mais importantes da capital, sem deixar de atender as demandas da população. Hoje o call center da Emurb recebe uma média de 200 denúncias por dia, que são atendidos por oito equipes divididas em quatro por turno. A cada turno uma equipe fica reservada exclusivamente aos reparos das grandes avenidas, as três restantes atende as demandas nos bairros.

Satisfação

A população tem notado as mudanças na gestão da iluminação pública. Nos bairros da zona norte da cidade, ruas antes escuras pela ausência do serviço, agora estão iluminadas.  A exemplo da comerciante Maria Ivanilza Pereira dos Santos, moradora da Rua do Arame no bairro Japãozinho "Há mais de um ano que os postes daqui da rua estavam apagados, nós acionamos o serviço da Emurb e toda iluminação foi reativada, até a minha clientela estava diminuindo. Agora tudo está se normalizando e as vendas, graças a Deus, voltaram a crescer" , diz feliz a comerciante.

Os moradores da avenida Maria Fonseca de Morais, no bairro Veneza, zona oeste da capital, também têm motivos para comemorar. A nova iluminação da via, agradou a comunidade, que voltou a utilizar a rua à noite para uma boa conversa e lazer. "Agora me sinto numa praça. Fazia um tempo que não sentava na porta de casa para conversar", diz a aposentada Euza Ventura.

O vigilante Anderson Quito aprovou os serviços feitos nos postes da avenida. "Tinham algumas lâmpadas danificadas, sem iluminação ficava perigoso sair à rua, mas tudo mudou com a nova iluminação, não só aqui na avenida como nas vias próximas", destaca o vigilante.

Já a comerciante Maria Sueli Silva Menezes se sente mais segura com a iluminação nas ruas do bairro Veneza. "A iluminação aqui no bairro Veneza estava precária. As pessoas evitavam passar por algumas ruas à noite, por conta de assaltos e da violência, e o medo fazia com que ninguém viesse comprar aqui. Agora é só no que o povo fala, da volta da luz aqui na comunidade", comemora Maria Sueli.

Solicitação

Para registrar a solicitação de problemas de iluminação pública, basta entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone (79) 3249-1723.