Fiscalização da Sema faz vistoria no Conjunto Augusto Franco

Meio Ambiente
18/02/2016 19h15

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do Departamento de Controle Ambiental, realizou uma vistoria na manhã desta quinta-feira, 18, no Conjunto Augusto Franco ( bairro Farolândia). O objetivo, segundo o diretor do Departamento de Controle Ambiental, José Rosa, é fazer um diagnóstico da situação desse bairro, quanto ao descarte irregular de resíduos, terrenos e carros abandonados, árvores que necessitam de poda e depredação de áreas de preservação ambiental.

De acordo com os analistas ambientais da Sema, em quase todas as ruas do Conjunto Augusto Franco há  pequenos descartes de material de construção nas calçadas, em frente as casas e condomínios, mostrando a necessidade de educação ambiental. "È um problema cultural: as pessoas começam suas reformas e vão deixando material de construção nas calçadas. Isso é um perigo, pois além do transtorno para quem está passando, pode entupir redes pluviais e de esgoto, além de atrair ratos e insetos", adverte a analista ambiental, Pablina Ferreira Santana.

O morador da rua E-5, José Jorge, elogiou ação da Sema e disse que está constantemente denunciando os infratores. "È muita falta de educação, tem um terreno aqui próximo que vira e mexe precisa denunciar, porque o povo joga lixo", reclama.

Foram registrados alguns pontos viciados de descarte de lixo no bairro, entre eles, terrenos abandonados na Av. Adel Nunes, locais como ao lado de uma rede de supermercados (na rua Profª Ofenísia Freire), em quase todos os canais e até mesmo na reserva ambiental do Parque Poxim. A fiscalização também encontrou algumas oficinas mecânicas que estavam trabalhando sem estrutura e equipamentos adequados para não poluírem o ambiente, além de carros abandonados nas ruas.

Após o diagnóstico, a Sema deverá emitir relatório e convidar para uma reunião os demais órgãos responsáveis pela manutenção da cidade, a fim de discutirem e encaminharem prováveis soluções para os problemas detectados no Conjunto Augusto Franco. "Alguns desses problemas só poderemos resolver em parceria, principalmente em relação ao descarte irregular de lixo, detectado com muita frequência na vistoria desta manhã", explica José Rosa.