A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), dá continuidade em acordo firmado no início da gestão do prefeito João Alves Filho ao otimizar e resgatar direitos dos Guardas Municipais da capital e promovendo ainda, o investimento em equipamentos utilizados diariamente pela categoria.
Em setembro de 2015, a Seplog e a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) efetuaram a promoção de 14 guardas municipais que compõem a GM3. "Começamos a pagar no ano passado retroativos e promoções que estavam travadas desde 2007. São pendências de julho de 2010 e dezembro de 2014 para guardas que irão passar da GM3 para GM4 resultando no benefício de 74 servidores. A dívida foi dividida em duas parcelas de um total estimado em R$ 573.949,89 sendo que a segunda e última parte será quitada neste mês de fevereiro. É uma grande conquista dos servidores e que nos traz muita satisfação fazer parte de um trabalho assim, pois estas promoções já eram para terem acontecido, mas só agora tivemos êxito em oficializar.", ressaltou o secretário municipal do Planejamento, Igor Albuquerque, orgulhoso ao cumprir acordo estabelecido.
Segundo a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas da Seplog, Dilma Porto, os avanços da gestão com a GMA continuam. "Sabemos da expectativa de alguns servidores e por isso, todos os esforços foram feitos para a concretização dessas garantias, ou seja, outra novidade é que 18 servidores passarão da GM2 para GM3 e serão beneficiados com retroativos e promoções que dão um total de R$ 222.225,00 em um valor que será dividido em três parcelas a serem pagas em fevereiro, maio e setembro. A Guarda Municipal ampliou as áreas de atuação para proteger o patrimônio público e contou com o videomonitoramento de algumas áreas no ano de 2015", disse.
Para o diretor da Guarda Municipal, Enilson Aragão, os esforços da atual gestão representam a política de valorização do servidor sempre adotada pelo prefeito que assumiu esse compromisso. "Essas promoções servem como reconhecimento e dão ânimo para que o servidor continue realizando suas funções com empenho e zelo pela cidade", afirma.
Satisfeito com o reconhecimento, o servidor Fernando Araújo comentou sobre a conquista. "Ações assim, servem como motivação para o servidor que estudou para se tornar um funcionário público, cumpre suas funções e no momento propício é reconhecido", justifica o guarda que foi elevado de GM2 para GM3.