O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA) de Aracaju promoveu reunião ordinária, na manhã desta sexta, 19, para apresentar as atividades e ações que serão realizadas em 2016 no órgão. O evento aconteceu na sede da Estação Cidadania, Casa dos Conselhos Municipais, situada na rua Pacatuba, no Centro .
Dentre os assuntos em pauta, destacou-se o projeto ‘Qualidade de Vida através de Escolhas Saudáveis’ da conselheira Sandra dos Santos, nutricionista que representa a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) no CONSEA. O primeiro passo do projeto será a constituição de hortas orgânicas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a mobilização através de palestras e oficinas com foco na alimentação saudável e no aproveitamento total do alimento, da raiz às folhas.
A presidente do CONSEA, Joelma Barros, destacou a importância da participação da comunidade na implementação do projeto. “É preciso sensibilizar antes de capacitar. Por isso, primeiro vamos fazer palestras nos equipamentos da Semfas onde serão implantadas as hortas”, destacou.
Além da aprovação dos conselheiros, o projeto foi acolhido também por outros conselhos da capital sergipana, como o Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI). A presidente do CMTI, Maria José Silva Matos, ressaltou a importância do projeto também para os idosos que participam de grupos nos CRAS. “Participei dessa reunião porque acho importante que os conselhos interajam. O Conselho da Terceira Idade faz questão de receber representantes do CONSEA para apresentarem esse excelente projeto”, afirmou Maria José.