A comunidade do bairro Japãozinho acordou cedo neste sábado, 20, para receber as ações do programa Pró-Mulher...Pró-Família, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias da Família e Ação Social (Semfas) e da Saúde (SMS). Antes mesmo dos serviços serem iniciados, as mulheres puderam participar de um alongamento coletivo, ministrado pela equipe da Academia da Cidade, outro projeto da Prefeitura, que tem como objetivo mostrar a importância da prática da ginástica laboral no dia a dia.
O programa idealizado pela secretária da Família e Ação Social, Maria do Carmo Alves, há mais de vinte anos, tem como público alvo as mulheres de comunidades mais carentes e a meta principal é a detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino, que são as maiores causas de morte entre as mulheres. "Esta é uma oportunidade para que as pessoas menos favorecidas possam realizar seus exames e receberem o resultado no mesmo dia e, posteriormente, possam receber o acompanhamento necessário", destaca a secretária Maria do Carmo.
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ressaltou a importância do Pró-Mulher, que já foi reconhecido internacionalmente. "O câncer que mais mata o homem é o câncer de próstata, e o que mais mata a mulher é o câncer de colo de útero, mas se for diagnosticado ainda precocemente, a possibilidade de se obter a cura é bem maior, e esta é a principal meta deste programa, que na década de 1990 foi escolhido pela ONU como o melhor programa de saúde dos países em desenvolvimento, por ter salvo mais de 50 mil pessoas", lembrou o prefeito.
Para o secretário municipal de Saúde, Luciano Paz, ações como esta são importantes para a população, sobretudo, para as mulheres que trabalham durante a semana e que não dispõem de tempo para realizar consultas básicas nas unidades de saúde. "Esta é a segunda ação do programa em parceria com a Secretaria da Saúde, e são oferecidos os serviços ofertados regularmente pela saúde municipal em um único dia. É uma forma de trazer a secretaria de Saúde para junto da população", ressalta o secretário.
A população aprovou as ações, pela quantidade de exames que são oferecidos e pela rapidez dos resultados. "Aqui a gente resolve muitos problemas da saúde da mulher, nem todos os exames que estão disponíveis nesta ação, não são ofertados aqui no posto e a gente se previne de forma mais ágil, recebendo os resultados dos exames no mesmo dia, sem ficar na ansiedade", diz a comerciante Ivanilza Pereira.
A dona de cada Maria Cristina dos Santos participou pela primeira vez do programa e saiu satisfeita. "Esta é a primeira vez que participo, e estou gostando. É muito importante para a população ações como esta, porque o cuidado com a saúde está em primeiro lugar, e você poder realizar vários exames num mesmo dia e ter o resultado rápido é maravilhoso", enfatiza Maria Cristina.
O Programa
Retomado pela Prefeitura de Aracaju, o programa Pró-Mulher... Pró-Família tornou-se uma referência em saúde no cenário nacional e mundial, quando foi implantado, na década de 1990, e tendo a saúde da mulher como foco. A atual proposta do programa é levar às comunidades mais carentes de Aracaju, serviços de saúde, como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e de glicemia, aferição da pressão arterial, vacinação e outros, com maior agilidade, priorizando o exame de lâmina e clínico das mamas.