Oficinas de formatação de projetos iniciam em Aracaju

Cultura
23/02/2016 14h25

Iniciado na última sexta-feira, 19, as oficinas de formatação de projetos ofertadas pelo Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) reuniu estudantes e profissionais das áreas da comunicação e audiovisual. Os minicursos têm como propósito auxiliar os interessados na construção dos projetos que devem concorrer ao segundo edital do PRODAV TVs Públicas.

Carol Virgulino, facilitadora da oficina, explicou que o curso é baseado na análise do edital e tem como objetivo evidenciar a forma com que os candidatos escrevem e, principalmente, como organizam as suas ideias. “Durante os três dias, os participantes puderam entender o próprio edital, perceber como é feita a sua construção e as armadilhas. Apresentamos também outros projetos para que eles percebessem o que deve ou não ser escrito”, falou.

Com três dias de duração, as oficinas foram divididas em aulas teóricas e práticas, sendo a primeira aula uma apresentação do próprio edital e o debate sobre as ideias que cada participante trouxe. Interessado em animação desde a infância, Milton Santos, viu na oficina a oportunidade de tirar da gaveta um projeto antigo. “Eu cheguei na oficina com uma breve ideia, mas, no decorrer dos debates e exemplificações de outros trabalhos, o meu projeto foi ganhando corpo. Desejo que ele seja aprovado e que as dicas absolvidas sirvam de inspiração para outros trabalhos”, disse.

Jonathan Almeida, que já trabalha com o desenvolvimento de jogos eletrônicos, soube da oficina através de um amigo. “Eu só trabalhei com animação uma vez, mas, desse dia em diante, surgiram muitas ideias. Esse curso está possibilitando que todas elas ganhem vida”, relatou.

As oficinas seguem até o dia 6 de março e serão realizadas todos os finais de semana no Centro Cultural de Aracaju, sendo que as próximas são documentário e ficção.