Sema reúne e apoia cooperativas para reestruturação

Meio Ambiente
23/02/2016 19h30

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretária Municipal do Meio Ambiente, reuniu-se nesta terça-feira, 23, com representantes da CARE (Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju) e Cores (Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria), além do presidente da Central Recicle, Adriano dos Santos. Também estavam presentes, representantes da Comissão da Coleta Seletiva da Sema, Ministério Público e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). 

O objetivo da reunião foi propor uma reestruturação nas cooperativas que atuam em Aracaju, de forma a apoiá-las neste momento de crise brasileira.  De acordo com o presidente da Central Recicle, Adriano dos Santos,  as cooperativas já estão sentindo o reflexo da crise econômica do país. Algumas empresas parceiras cancelaram seus contratos, causando dificuldades para a operação da reciclagem em Aracaju.

"O apoio às cooperativas é fundamental para o fortalecimento da coleta seletiva e, consequentemente, para a proteção do meio ambiente", afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos.

Um dos pontos a ser reestruturado, segundo o secretário Eduardo Matos, é a adaptação da logística das cooperativas aos tempos de crise. "Esta é uma grande dificuldade dos cooperados. Eles precisam reinventar a atual gestão dos resíduos, desta forma, haverá mais controle e os resultados deverão beneficiar a todos", explica o secretário.

O diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Gildásio Muniz, aproveitou a ocasião para disponibilizar os cursos oferecidos às cooperativas e solicitou maior participação dos cooperados.

No final do encontro, o  secretário Eduardo Matos reforçou o compromisso da Sema em dar apoio as cooperativas, que tanto colaboram com o social e o meio ambiente.