A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Controle Ambiental(DCA), estará a partir desta quarta-feira, 24, realizando vistoria no bairro Aruana. As ações, que acontecerão as quartas e sextas-feiras, têm por objetivo combater os problemas ambientais que afetam esse bairro.
Na semana passada, a equipe da Sema realizou vistoria no Conjunto Augusto Franco (bairro Farolândia) e registrou os principais pontos viciados de descarte de lixo irregular, carros abandonados , oficinas mecânicas que trabalham sem estrutura e com equipamentos inadequados, poluindo o meio ambiente.
A vistoria está sendo realizada pela Sema em bairros cuja demanda de denúncias vem crescendo nos últimos meses. Recentemente, o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, se reuniu com representantes das Associações de Moradores do Bairro Aruana, que informaram os principais problemas existentes no bairro. Munidos de mapeamento de terrenos abandonados, entregue à Sema durante a reunião com os representantes dos moradores, a equipe do Departamento de Controle Ambiental da Sema irá vistoriar o bairro, intensificando as fiscalizações.
Ao concluírem o relatório da vistoria, os analistas e técnicos ambientais irão entrar em contato com os demais órgãos para realizar as operações de limpeza, poda e retirada de carros abandonados, além de fiscalizar o licenciamento de empreendimentos que possam estar causando riscos ao meio ambiente.
Entre os problemas apontados pelos moradores do bairro Aruana, consequência do descarte irregular de lixo nos terrenos baldios , são as queimadas. O diretor do departamento de Controle Ambiental, José Rosa, alerta que as queimadas devem ser denunciadas o mais rápido possível ao Corpo de Bombeiros (193).