Na manhã desta quinta-feira, 25, agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estiveram nas imediações da avenida São Paulo, bairro Siqueira Campos, zona oeste da Capital, recolhendo centenas de pneus descartados de forma irregular. O despejo desse material em vias públicas é ilegal, visto se tratar de produto específico que requer um maior cuidado para o descarte (sendo proibido jogá-los em lixo comum).
A multa, aplicada pela Emsurb para estes casos, é cobrada através da Unidade Fiscal do Municipal (UFM). Atualmente, uma UFM equivale a R$ 66.18. "Foi o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo, que solicitou que fossemos até o local averiguar a situação e realizássemos a retirada dos pneus. Infelizmente não conseguimos identificar o condutor que fez o despejo dos produtos naquela área, porém, é sabido que algo desse tipo é crime ambiental sujeito a multa tanto por parte da Emsurb quanto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nesta situação, a Emsurb poderia ter multado entre 1 e 100 UFMs", explicou o diretor Operacional da Emsurb, Guilherme Souza.
Vale ressaltar ainda que em tempos de risco de epidemia de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, um pneu pode se tornar um grande criadouro do mosquito Aedes aegypti, então o descarte irregular ainda traz mais esse agravante. "Sempre alertamos aos cidadãos que levem seus pneus velhos até a Torre e ou a Estre (empresas responsáveis pelo descarte adequado desse tipo de produto). Só dessa forma não será ato ilegal contra o Meio Ambiente", avisou o Diretor Operacional.