Centro de Referência em Saúde do Trabalhador encerra campanha ALERtaí 2016

Saúde
25/02/2016 19h02

Com o objetivo de conscientizar trabalhadores sobre a importância da prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou na manhã desta quinta, 25, o encerramento da campanha "ALERtaí 2016", promovida em comemoração ao Dia Mundial do Combate às LER/Dort (28/2).

Por meio de módulos sobre coluna vertebral, ombros, punhos e cotovelos, as atividades realizadas durante as quatro quintas-feiras do mês serviram para conscientizar trabalhadores e estudantes sobre as doenças causadas especificamente pelo desempenho de trabalhos com movimentos repetitivos, além de esclarecer as expressões "Lesões por Esforços Repetitivos (LER)" e "Distúrbios Osteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), usadas para definir os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar, geralmente relacionadas ao trabalho.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador, Karla Magaly Bonfim, o evento cumpriu seu papel social de informar e mostrar na prática como essas doenças se desenvolvem. "Foram quatro semanas de atividades preventivas dentro do que preconiza o protocolo de LER/Dort a cerca da prevenção de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, onde recebemos pessoas que sofrem dessas doenças mas não sabem nomear, nossos fisioterapeutas desenvolveram as atividades de forma esclarecedora e muito produtiva", explica.

O evento contou com a participação de alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a orientação da professora Tereza Raquel Sena.