Cata Bagulho chega ao bairro Luzia

Serviços Urbanos
26/02/2016 17h35

Durante esta sexta-feira, 26, os moradores dos conjuntos Médici, Montal e Jardim Baiano, no bairro Luzia, receberam as equipes dos agentes de limpeza que fazem parte do Cata Bagulho, mutirão da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que passa recolhendo grandes objetos pelas rua de Aracaju. A ação visa facilitar o descarte do lixo, contribuindo para que os aracajuanos eliminem de forma correta seus objetos, consequentemente, contribuindo para a diminuição do lixo jogado em pontos clandestinos.

De forma gradativa, os agentes de limpeza vão recolhendo móveis, eletrodomésticos, pedaços de metal, madeira, entre outros produtos, e os organiza nos caminhões do Cata Bagulho. Segundo o diretor operacional da Emsurb, Guilherme Souza, todo o material é separado e direcionado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e para a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coore).

“Dependendo do tamanho do bairro, levamos duas equipes pra facilitar o trabalho. Nossos profissionais retiram todo o lixo grande, contribuindo para que as pessoas se desfaçam daqueles produtos grandes. É uma ação gratuita que só depende da iniciativa do cidadão em aproveitar o momento do Cata Bagulho em seu bairro”, disse.

De janeiro ao início de fevereiro, o Cata Bagulho recolheu 161,03 toneladas de lixo (destes, 46, 14 foram resíduos orgânicos, 104,60 toneladas de entulhos volumosos e aproximadamente 10, 29 toneladas de material reciclável). Esse índice já é superior, visto que o mutirão já cruzou mais alguns bairros no decorrer deste mês.

“Quando notam que estamos passando em suas portas, as pessoas correspondem ao serviço e trazem muitos produtos. Recolhemos muita madeira velha, cadeira, sofás, muitos móveis de casa mesmo. É um trabalho bem reconhecido pelas pessoas, que nos agradecem por livrá-las desses entulhos”, disse o agente de limpeza, Marcelo José dos Santos.

Assim que observou o carro passando entre as ruas do bairro em que reside, Rose de Sá chamou o marido para, juntos, limparem a área de sua residência, jogando fora diversos produtos oriundos de resto de uma obra. “Facilitou nosso trabalho e poupou o dinheiro que iríamos pagar a um carroceiro, por exemplo. Todo mundo gosta de uma cidade limpa, então, parabenizo o trabalho que a Emsurb está tendo em retirar esses grandes entulhos de nossas casas”, pontuou.

Para o mecânico, Fleury Messias, a iniciativa da Emsurb também mereceu felicitações. “É um trabalho que precisa ser reconhecido, justamente pela facilidade que nos proporciona em fazer nossos descartes. Aqui na minha oficina, não tenho grandes produtos para jogar no lixo, mas, certamente, se tivesse, eu aproveitaria esse momento para me desfazer”, disse.

 

Para saber os próximos dias e locais de atuação do Cata Bagulho, basta ligar para o número 3179-8940.