Hospitais Municipais registram mais de 1.500 atendimentos no fim de semana

Saúde
29/02/2016 13h30

Entre este sábado, 27, e domingo, 28, os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul), registraram um total de 1.509 atendimentos em suas dependências. O número  é considerado normal para os parâmetros de um final de semana. A maioria dos pacientes que foi até os hospitais procurou pela especialidade clínica, que contabilizou 1.082 atendimentos. Já os  atendimentos cirúrgicos somaram 162.

No Fernando Franco, foram 674 pacientes atendidos no total, sendo 476 clínicos, 151 pediátricos e 47 cirúrgicos.

O  Nestor Piva pontuou  835 casos em sua totalidade, sendo que a grande maioria também foi no campo clínico, com 606 atendimentos. Além de 115 casos cirúrgicos, 101 ortopédicos e 13 atendimentos  odontológicos.

É importante ressaltar que os dois hospitais estão funcionando com o sistema de acolhimento por classificação de risco. A ideia é identificar de forma mais rápida e precisa os casos emergenciais.

No  Nestor Piva, o método foi  implantado no mês de janeiro e já recebeu a aprovação dos pacientes. Dona Maria Arlete Feitosa levou a mãe, Maria Amélia Feitosa, até a unidade de saúde e ficou bastante satisfeita. “Minha mãe é idosa, chegou aqui com febre e tontura e foi atendida rapidamente. Antes o atendimento demorava muito mais. Hoje eu fiquei surpresa com a rapidez e agilidade dos profissionais”, comemorou.

Moradora do Santos Dumont, dona Rosilvânia Lino dos Santos Silva também concordou com o novo método de acolhimento dos pacientes. “Não me importo de esperar um tempo maior, caso tenha gente em situação mais grave que a minha. O importante é que todos sejam atendidos”, concluiu ela.