Poetisas são homenageadas na I edição do Portal Literário

Cultura
01/03/2016 18h40

Na manhã de hoje, 1º, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, realizou o primeiro Portal Literário do ano. O projeto que acontece sempre na primeira terça-feira de cada mês reuniu cerca de 20 admiradores e apaixonados da boa literatura. Idealizando aproximar o leitor aracajuano das obras literárias, o Portal Literário que sempre homenageia escritores de todas as partes do Brasil e do mundo, desta vez não teve um homenageado em especifico, mas sim a ”Voz Feminina”. A ação faz parte da comemoração ao dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Segundo Maruze Reis, coordenadora do projeto, explica que a equipe aproveitou a data em que se comemora o dia da mulher para enaltecer e evidenciar a importância das nossas escritoras. “Mulheres de fibra, inteligentes, que superaram obstáculos e se mostram como exímias poetisas”, completou.

Direcionado as pessoas que se interessam pela literatura e sua produção, o O Portal Literário é aberto a toda a população acima de 16 anos.  “Temos um público bastante diversificado, qualquer pessoa pode participar dos nossos encontros aqui na Biblioteca, o objetivo é dar asas a imaginação e a boa leitura”, disse a coordenadora avisando que a partir do mês de abril a Clodomir Silva dará início a oficina de produção literária.

No auditório Poeta Santo Souza foi feito um recorte sobre as vozes femininas de importância no cenário poético do Brasil. Poemas que falam sobre as lutas das mulheres e seu papel na sociedade foram debatidos entre os participantes. As autoras sergipanas Iara Vieira e Núbia Marques também tiveram seus poemas declamados durante a execução do projeto.

Taylane Cruz, escritora e jornalista, conta a experiência de participar pela primeira vez do encontro. “Hoje é a primeira vez que eu participo da roda de leitura, já conhecia o projeto, mas nunca tive a oportunidade de participar. Eu fico muito feliz em saber que a Funcaju incentiva ações como essas, onde evidencia trabalhos e oportuniza a escritoras como eu um ambiente onde se discuta a literatura”, contou.

Além do Portal a unidade da Funcaju realiza outras dezenas de projetos a exemplo do Literaturação e Contação de Histórias.