Emurb e SMTT vistoriam trechos de implantação do BRT

Obras e Urbanização
02/03/2016 13h22
Início > Noticias > 68302

Uma dos grandes projetos que revolucionarão a mobilidade urbana em Aracaju é o BRT (Bus Rapid Transit), sistema de ônibus de alta capacidade que oferece um serviço rápido, confiável e eficiente. Atualmente, mais de 160 cidades ao redor do mundo adotaram o BRT como uma escolha viável para o transporte coletivo urbano, além de ter potencial para reduzir as emissões de CO2, por conta da otimização das rotas existentes.

Na capital sergipana, o sistema está em fase de implantação com o primeiro corredor que interliga uma área que vai desde o Terminal de Integração da Atalaia, passando pela região do Centro da capital, chegando até o conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. No projeto, há previsão de criação de corredores exclusivos para a circulação de ônibus, sinalização semafórica sincronizada com os ônibus articulados, além da modernização dos terminais.

Para ajustar a implantação e reordenar o tráfego nos locais em que serão contemplados com o BRT neste primeiro momento, a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Socorro Cacho e o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, acompanhados por técnicos, percorreram as vias públicas por onde passará o primeiro corredor. A vistoria teve por objetivo criar um calendário de trabalho entre os dois órgãos municipais, para acelerar o processo de criação e evitar interrupções ou problemas que retardem o processo de implantação.

Os representantes da administração municipal saíram do Terminal de Integração do Mercado com destino ao Terminal de Integração Zona Sul, localizado no bairro Atalaia, passando pelas avenidas Otoniel Dórea, Rio Branco, Ivo do Prado, Beira-Mar e Antonio Alves, chegando até a rótula da avenida Rotary. Durante o percurso, os técnicos da empresa municipal foram identificando os pontos em que serão necessárias uma intervenção e reparos nos equipamentos urbanos para se adequar ao novo modelo de transporte coletivo.

"Estamos elencando os serviços que a Emurb fará neste momento de criação do primeiro corredor e, para isso, é preciso que o superintendente Nelson Felipe nos forneça as informações para que entremos com a logística. Em alguns trechos não serão necessárias grandes mudanças, mas em alguns casos precisará uma intervenção mais demorada", explicou Socorro Cacho, destacando que a engenharia de trânsito ficará a cargo da SMTT.

O trecho Norte que abrigará o BRT também foi visitado por Socorro Cacho e os demais auxiliares do prefeito João Alves que trafegaram pela avenida Euclides Figueiredo, passando pelos bairros Industrial e Lamarão, até chegar no conjunto Marcos Freire II, onde será concluída a primeira parte do corredor do BRT.

Ainda de acordo com Socorro Cacho, os benefícios desta modalidade de transporte para a realidade aracajuana serão marcos decisivos para ampliar a mobilidade e proporcionar mais qualidade aos usuários. "Com certeza será mais uma marca que o prefeito João Alves para Aracaju, já que foi o atual prefeito que construiu as principais avenidas, quando ocupou outros cargos públicos. O BRT transformará, definitivamente, o transporte urbano de Aracaju," concluiu a presidente.