Feiras: padronização e mudança de endereço

Serviços Urbanos
02/03/2016 13h53

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através da empresa concessionária  Cotinguiba Construções e Serviços Ltda, vem padronizando as 32 feiras da capital. Desde 2015  acontecem mudanças significativas, tanto nas estruturas físicas, quanto nos endereços de algumas feiras. Estima-se que as feiras livres de Aracaju recebam, em média, 200 mil pessoas por mês. A padronização vem atraindo bons resultados, visto que a adequação de endereço, refrigeração e organização proporcionam maior segurança para a clientela e conforto para os feirantes.

"Essa padronização é um compromisso do prefeito João Alves Filho com os aracajuanos. Quem frequenta as feiras livres vem percebendo como a parte física se modificou, temos tendas, mantas, lonas, cestos, lavatórios, banheiros químicos, cone sinalizadores, limpeza durante o momento da feira, descarte de lixo orgânico e inorgânico, além é claro de uma boa iluminação (pois diversas feiras funcionam à noite) e freezer para conservar as carnes. Os feirantes também estão mais preocupados com a vestimenta e com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)", informou o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luiz Carlos dos Santos (Branca de Neve).

Na feirinha localizada na avenida Allan Kardec (imediações da Escola Estadual 15 de Outubro,esquina com a rua dos Estudantes - antiga feirinha da Escola Técnica), a padronização já aconteceu. "A Emsurb pede que a concessionária faça cumprir todos os requisitos apontados na licitação e assim faça valer a padronização das feiras. Cada local tem também sua placa de identificação e toda essa organização vem atraindo mais clientes, devido ao conforto que as feirinhas padronizadas proporcionam", pontuou o coordenador de Feiras da Emsurb, Manoel
Celestino.

Segundo o comerciante Carlos Alberto Brito Melo, toda a mudança que a "feirinha da Allan Kardec" passou acabou por melhorar ainda mais o visual deste comércio livre. "Percebemos que os clientes estão mais satisfeitos. Apesar da troca de endereço, estamos funcionando há poucos metros do outro local (lateral da antiga Escola técnica) e atraindo antigos e novos clientes. Essa padronização deixou tudo muito mais organizado para nós comerciantes", enfatizou. A mesma sensação foi destacada pela cliente Ana Paula Siqueira, que fez questão de elogiar a mudança. "Achei muito mais bonita, toda organizada e de fácil circulação pra carrinhos e pessoas. Agora tem mais espaço, parece até com as feiras que vejo em São Paulo. Quero parabenizar a Emsurb por essa mudança", disse.

Feira do bairro Santos Dumont

A partir desta quinta-feira, 3, os moradores do bairro Santos Dumont, Zona Norte da capital, terão ao seu dispor a nova estrutura de padronização. A mudança acontecerá também no endereço de funcionamento: antes a feira era montada na rua Senhor do Bonfim, mas, por questões de mobilidade urbana e organização, passará a funcionar, a partir de agora, na rua Major Aureliano (nas proximidades do supermercado GBarbosa).

Segundo o supervisor de Feiras da Emsurb, Antônio Rogério Montenegro, o novo endereço trará mudança, inclusive, para o comércio local. "Como a feira movimenta cerca de dois dias, sendo um pra montagem e outro para realização da mesma propriamente dito, veremos que essa mudança no endereço trará grande circulação de clientes para taxistas e lojistas da área, aumentando o comércio local. Teremos aqui no Santos Dumont toda a estrutura nova de padronização, o que trará maior comodidade para os 225 feirantes que aqui serão instalados. Vale ressaltar que todos os comerciantes, que trabalhavam no antigo endereço, foram cadastrados para esta nova localidade", informou.

Padronização

 

Em Aracaju, as feiras livres do conjunto Orlando Dantas, Santa Tereza, Dom Pedro (vizinho ao GBarbosa), imediações do Batistão, avenida Allan Kardec e agora Santos Dumont já foram padronizadas. No decorrer das próximas semanas, o mesmo processo acontecerá com as demais.