Fundat é destaque em reunião do Conselho Estadual de Emprego e Renda

Formação para o Trabalho
02/03/2016 16h23

A convite do Conselho Estadual de Emprego e Renda (CEER/SE), a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, participou, na manhã desta quarta-feira, 2, da 2ª Reunião Ordinária realizada pelo órgão deliberativo em 2016. O pedido de comparecimento teve um objetivo central: apresentar aos integrantes do Conselho o funcionamento, a atuação e o exitoso desempenho da Fundat ao longo da gestão que se iniciou no ano de 2013. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).

O Conselho Estadual de Emprego e Renda foi formado em 2011 e é composto por 12 representantes dos Governos Estadual e Federal, dos empregadores e da classe trabalhadora. "Essa reunião está sendo grandiosa. A gente tem que agir é pelo nosso público-alvo, que são os trabalhadores", afirma a presidente do CEER/SE, Rosália Cruz do Amaral, que exaltou o diálogo estabelecido entre o Estado e o Município. "A Fundat tem o planejamento de qualificação. Por que não sairmos da nossa zona de conforto e fazermos parcerias em prol da nossa cidade? Estou muito satisfeita em quebrar esse paradigma", destaca Rosália Cruz.

Durante a explanação, a presidente da Fundat demonstrou o trabalho executado nos três programas estruturantes da instituição: Mais Qualificação, responsável pela oferta de cursos profissionalizantes; Mais Trabalho, que atua por meio dos serviços prestados pela Agência do Trabalhador; e o Mais Renda, dedicado às ações em estímulo ao empreendedorismo. "Fiquei bastante agradecida pelo convite para esta reunião. É com muito orgulho que apresentamos nossos serviços e os números que alcançamos dia após dia", relata a presidente Gláucia Guerra, que se colocou à disposição do CEER/SE. "Estamos sempre abertos a novas parcerias".

Resultados

Desde 2013, cerca de 40 mil vagas já foram disponibilizadas pela Fundat em ações de qualificação. Desse total, estão reunidas as ofertas em cursos livres de curta duração, palestras e seminários, cursos de capacitação para feirantes e ambulantes, parcerias gratuitas firmadas junto ao "Sistema S" e cursos viabilizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Já no tocante à empregabilidade, mais de 50 mil cidadãos já participaram de processos seletivos nos últimos três anos. Além disso, quase dez mil pessoas já foram solicitadas para o mercado de trabalho, após o encaminhamento dado pela Fundat.