Funcaju estimula produtores sergipanos para produções independentes de audiovisual

Cultura
02/03/2016 17h08

“O setor que não está vivenciando a crise é o de audiovisual”. A expressão é do produtor executivo da Linha de Produção de Conteúdos para Televisão Pública do Nordeste, Hermano Figueiredo, que esteve ontem, 1º, à noite, reunido com produtores de Sergipe. O encontro, que aconteceu no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, unidade gerenciada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), serviu de estímulo para que os produtores se voltassem para a apresentação de projetos, de acordo com o edital Prodav 09. O processo é de seleção e, somente para a região Nordeste, foram disponibilizados em torno de R$ 12 milhões.

Figueiredo que está visitando as capitais do Nordeste repassou informações sobre o edital, esclarecendo e dirimindo as possíveis dúvidas para a produção dos projetos. “Não existe dificuldade para a confecção de um projeto. O edital é bem detalhado. Vocês podem trabalhar em grupo”, lembrou o profissional, acrescentando que, atualmente, no que concerne a cultura, representa um momento histórico. “Antes dessa fase, era uma impossibilidade crônica quando se falava em audiovisual”, comentou.

O produtor também reforçou informações sobre a proposta de programação, descrevendo sobre as propostas que são tratadas em 11 itens, a exemplo de relatos de crianças e seus familiares; série que aborda personagens reais de redes sociais; questões indígenas, curiosidades de crianças, entre outras.

Os recursos repassados são advindos do Ministério da Cultura. Os participantes passarão por um processo de seleção, quanto aos projetos apresentados de produções independentes, voltados a televisão pública. As inscrições serão encerradas dia 31 deste mês, às 18h. O edital está disponível no endereço eletrônico www.brde.com.br/fsa, bem como também poderão ser feitas as inscrições.

Oficinas

O Núcleo de Produção Digital vem oferecendo oficinas para formatação de projetos. Já foram realizadas a de Animação, com Cândida Luz e de Documentário com Carol Virgulino.  A terceira e última oficina acontecerá de 4 a 6 deste mês e será sobre projetos de Ficção. A oficina será ministrada por Nena Oliveira. As inscrições ainda podem ser feitas.

As oficinas para formatação de projetos é resultado de parceria firmada entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Aracaju.