CRAS do bairro Santa Maria inicia ações comemorativas ao mês da mulher

Assistência Social e Cidadania
02/03/2016 16h42

No intervalo de um ano, 1,4 milhões de mulheres passaram a exercer a função de chefes de família no Brasil, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE no final de 2015. Pensando nesse novo cenário, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) tem fortalecido as ações com foco no empoderamento feminino. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Maria, as mulheres do bairro se reuniram, na última terça-feira, 1º, para assistirem a palestra 'A importância da mulher no trabalho, no lar e para a cidadania'.

Proferida pelo consultor motivacional e coach, Antônio Neto, a palestra destacou a importância da busca pela valorização e fortalecimento da autoestima das mulheres aracajuanas.

"A mulher é um ser humano capaz e transformador, independente de onde elas moram ou em que estado elas se encontram. Buscar entrar no mercado de trabalho é importante, mas o próprio lar não deixa de ser um trabalho. Em casa ou no trabalho vemos a importância da motivação dessas mulheres e de manter a autoestima, todas podem ser transformadoras", ressaltou o palestrante.

Ações

No mês da mulher, a Semfas realizará diversas ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, tanto nas unidades como em um evento central que ocorrerá no Parque da Sementeira, no próximo dia 8, tendo como público-alvo as mulheres referenciadas nos CRAS da capital. O objetivo das ações comemorativas é colocá-las como protagonistas deste cenário onde a mulher conquista, diariamente, mais espaços.

"Esse evento que fizemos no CRAS Santa Maria é o primeiro desse mês onde teremos diversas ações para as mulheres. Queremos não apenas que a mulher, mas que a família venha mais para o CRAS, seja através de oficinas de geração de renda, grupos de serviço de convivência ou, especificamente aqui no Santa Maria, através das ações de nossos parceiros, como o Sebrae que promove cursos para formalizar os negócios na região", destaca a coordenadora do CRAS Santa Maria, Vera Anunciação. 

Para Maria dos Santos, moradora do Santa Maria, ações como essa são fundamentais também para o exercício da cidadania. "É bom porque com a palestra a gente aprende mais, fica sabendo das coisas. Conhecimento é bom. A gente sabe dos direitos, aprende a trabalhar em algo também", comenta.