Reast promove curso para melhorias do ambiente de trabalho

Saúde
02/03/2016 17h50

Atuando dentro da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), realiza diversas atividades ao longo do ano, visando o fortalecimento da política de saúde do trabalhador para estruturar e desenvolver ações direcionadas aos trabalhadores aracajuanos sejam estes, do setor privado, público, formal ou informal, desempregados e aposentados, de maneira individual e coletiva.

No dia 18 deste mês, a Reast promove por meio do núcleo de segurança da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) o "curso 5S" para servidores do SUS em Aracaju, no complexo Cerest/Nucaar, das 14h às 17h.

O "curso 5S" é assim chamado devido à primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina) e tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar empresas e setores a respeito da qualidade total do ambiente de trabalho, através da organização e da disciplina.

Segundo a coordenadora da Rede, Karla Magaly Bonfim, o curso tem uma metodologia que possibilita a compreensão das condições necessárias para melhorias nos ambientes de trabalho, além de desenvolver um planejamento sistemático permitindo de imediato maior produtividade e segurança do clima organizacional, além da motivação dos funcionários.

"Entre os benefícios da efetivação das técnicas do 5S estão: maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos, porque só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais, evitando acumulação excessiva de materiais; melhoria da qualidade de produtos e serviços; menos acidentes de trabalho e maior satisfação das pessoas com o trabalho que executam", explica Karla.

São disponibilizadas 15 vagas por turma e as inscrições devem ser feitas através do email saude.reast@aracaju.se.gov.br ou saude.crst@aracaju.se.gov.br, quem não conseguir participar nessa edição de março pode fazer parte do curso em abril. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3179-7740/98127-4614.