Sema leva para escolas municipais atividades de sensibilização contra Aedes aegypti

Meio Ambiente
02/03/2016 22h27

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Educação Ambiental, está realizando atividades de sensibilização contra o mosquito Aedes aegypti nas escolas municipais.

"Muitas escolas estão nos procurando para auxiliá-las no combate ao mosquito. Nossa ideia não é apenas sensibilizar os alunos, mas também os pais e os professores sobre esta problemática", declara a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos.

A primeira escola a receber a equipe foi a Profª Áurea de Melo Zamor, localizada na Praça Dário Ferreira Nunes, s/n, bairro São Conrado. A ação aconteceu às 14h30min. desta quarta-feira, 2 de fevereiro. Os atores da Sema realizaram esquetes teatrais, cujo foco foi a prevenção contra o mosquito da Dengue. A peça informa como devem ser descartados os resíduos e aborda também assuntos relacionados à coleta seletiva. A personagem criada pelo teatro do EA, Dona Zika, entrou em ação, desta vez, pegando no pé de um catador de lixo.

"O roteiro envolve a dona Zika flagrando um catador descartando os resíduos de forma incorreta, desordenando tudo, deixando os recipientes fora do saco plástico. Ela, como dona de casa que faz o descarte correto, orienta o catador sobre os riscos que isso traz ao meio ambiente", informa a coordenadora.

As escolas que irão receber a Sema para sensibilização contra o Aedes aegypti nos próximos dias são: Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Hermes Fontes, localizada na rua Doutor Antônio Correia, s/n, bairro Palestina; Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira, localizada na avenida Firmino Fontes, nº 381, bairro Atalaia; EMEI Berenice campos, localizada na rua Antônio dos Santos, nº 468, bairro Porto Dantas.

Horta e Árvores

Além do sensibilização sobre o Aedes aegypti, o  Departamento Educação Ambiental da Sema realizou também, nesta quarta-feira, a revitalização da Horta Vertical do Colégio Áurea de Melo Zamor. Nesse projeto, a crianças aprendem a plantar e quais os cuidados para manter a horta em sua escola.

Já nesta quinta-feira, 3, a Sema inicia o plantio das árvores planejadas para esse colégio, através do Projeto de Arborização nas Escolas.