Transporte Social realizou mais de 100 mil remoções em 2015

Saúde
03/03/2016 16h27
Início > Notícias > Transporte Social realizou mais de 100 mil remoções em 2015

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui um serviço que leva comodidade e mobilidade à população aracajuana. Trata-se do Serviço de Transporte Social, que é destinado a usuários especiais e crônicos, impossibilitados de se deslocarem de sua residência aos serviços de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, revisões, consultas, exames, retornos ortopédicos e cirúrgicos de acamados. Durante o ano de 2015, foram realizadas 107.256 mil remoções ou deslocamentos para mais de seis mil aracajuanos que utilizam gratuitamente o serviço.

De acordo com o usuário do Transporte Social, Cosme Gonçalves Inocêncio, esse serviço é essencial para que seu tratamento de fisioterapia seja realizado. "Já tem muitos anos que eu uso esse serviço e eu não tenho o que reclamar. Minha família não me ajuda para me transportar e só é eu e minha esposa para resolver tudo. Ela que ajuda a cuidar de mim, pois eu levei quatro quedas e fraturei minha coluna, hoje não consigo mais andar. Então, só tenho a agradecer a esse serviço de transporte, pois sempre que preciso sair de casa para fazer minha fisioterapia, a ambulância me leva aonde preciso ir", relatou o acamado.

A coordenadora do Transporte Social, Luzinete Lima, explicou que serviço atende principalmente pessoas que sofrem de doenças crônicas, acamados, idosos e portadores de deficiência. "O Transporte Social é um incentivo, um cuidado a mais que a Secretaria da Saúde mantém para auxiliar no conforto do usuário e assegurar a locomoção até o fim do tratamento", comentou.

A dona de casa Silvania Vieira dos Santos, é mãe do pequeno Gabriel Vieira, de oito anos, que nasceu com Hidrocefalia. "Logo quando ele era bebezinho eu cadastrei ele nesse serviço do transporte social. Depois eu acabei procurando outro serviço que transporta pessoas com deficiência mas não gostei do atendimento. Então, decidi retornar ele para cá e não me arrependo, os motoristas são bem atenciosos, toda terça e quinta-feira eles levam meu filho para a fisioterapia e eu gosto muito da forma como eles tratam a gente, pois nós precisamos muito desse serviço. Parabenizo essa ação da Prefeitura de Aracaju, que vem ofertando esse serviço a tantas pessoas, eu só tenho a agradecer", afirma a mãe emocionada.

O serviço mantém uma frota com 16 veículos, sendo dez vans e seis ambulâncias, que diariamente auxiliam no tratamento e/ou consultas em Centros, Unidades de Saúde da Família e Clínicas da capital.  As viaturas do transporte social também dão suporte aos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) e serviços de Urgência Mental. "Nossos assistentes sociais têm trabalhado diariamente para agendar, atender ao público, organizar os roteiros, contatos telefônicos, arquivar e acolher bem os pacientes", destaca Luzinete.

Acesso ao Serviço

Para ter acesso ao Transporte Social, o solicitante deve providenciar o cadastro ligando para o número 3179-1049, podendo ainda procurar o Assistente Social da Unidade de Saúde da Família do seu bairro para realizar o agendamento ou comparecer das 8h às 12h e das 14h às 17h na Rua Porto Alegre, bairro Siqueira Campos. É só apresentar o relatório médico contendo os dados do usuário, local do tratamento, dias e horários, cópia de identidade, comprovante de residência e o cartão SUS que as providências serão tomadas para garantir a utilização do serviço.