A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando um trabalho constante para diminuir cada vez mais o índice de infestação do Aedes aegypti . Neste sábado, 5, as ações foram concentradas no bairro Industrial. Agentes de saúde, de endemias e soldados do Exército percorreram as ruas da localidade com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Foram visitados aproximadamente 1.300 imóveis, entre casas, estabelecimentos comerciais e terrenos.
Para Wellington Franca, gerente da Unidade de Saúde da Família Dona Jovem, que fica no bairro, todos precisam estar engajados nessa luta contra o Aedes aegypti. “ Aqui na Unidade de Saúde nós temos recebido poucos pacientes com os sintomas de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, mas esse trabalho de prevenção e conscientização deve ser mantido justamente para que o número de casos registrados diminua ainda mais”, disse.
Durante as visitas os agentes orientaram a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Foi assim na casa do morador Ângelo Santos Souza, onde foram encontradas algumas latas de bebida no quintal. “Hoje mesmo vou recolher as latas e agora vou redobrar os cuidado para não juntar mais nenhum tipo de material que possa acumular água”, afirmou.
Na rua Mar Azul os agente de saúde Elvira Teles e Marcelo Araújo encontraram um reservatório de água sem tampa e com muitas larvas do mosquito. E mesmo a dona da casa sendo portadora de deficiência auditiva, foi orientada a tirar toda a água do reservatório. “Nós colocamos o larvicida, mas vamos também informar a situação ao supervisor do bairro para que essa situação seja acompanhada. Caso a moradora não resolva o problema ela será notificada”, afirmou Elvira.
Moradora do bairro há cerca de 10 anos, dona Ivanilde da Conceição Costa acha importante a realização dos mutirões. “Eu abro a porta da minha casa para os agentes qualquer dia da semana. Toda a população tem que ajudar a combater esse mosquito e para isso não existe dia e nem hora”, conclui.
Meta superada
Esta semana Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Controle do Aedes aegypti, divulgou os resultados da visitação de imóveis urbanos. Os números mostram que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 230.933, foi superada. Nos meses de janeiro e fevereiro, os agentes de endemias, saúde e os soldados do Exército visitaram 281.188 imóveis, sendo que, desse total, 215.774 foram trabalhados e 65.414 estavam fechados.