As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher já começaram nesta segunda-feira, 7. Hoje pela manhã, a equipe do Programa Municipal DST/Aids, participou de uma programação oferecida para funcionárias do Hiper GBarbosa Norte, levando a oferta de cerca de 400 testes rápidos, para detecção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Durante a atividade, também foram realizadas palestras sobre cuidados com a saúde e formas de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, assunto de grande preocupação no momento.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/ Aids, Débora Oliveira, parcerias com empresas são fundamentais para ter um alcance maior da população que, por algum motivo, não consegue frequentar a Unidade de Saúde da Família (USF). “A rotina de trabalho, muitas vezes, impede que essas mulheres estejam cuidando da saúde, então, atendendo a um convite da empresa, levamos serviços de saúde à essas mulheres, como também a clientes e taxistas que passaram por aqui. Nas datas comemorativas, são intensificadas atividades que realizamos diariamente para buscar a redução de pessoas com DSTs em nosso município”, destacou.
Ainda segundo Débora, durante os testes, as mulheres receberam orientações sobre a importância de fazer uso de preservativos. “Observamos um crescimento no número de mulheres casadas, diagnosticadas com DSTs, isso se deve ao fato de não usarem preservativos, por terem um parceiro fixo, mas constatamos que eles nem sempre possuem uma só parceira e desta forma acabam transmitindo doenças para suas esposas. Por isso, orientamos a utilização de camisinha, mesmo sendo casada”, destacou.
A colaboradora Miriam Vieira afirmou que este tipo de atividade promove bem-estar entre os trabalhadores e todo mundo sai ganhando. "Com a oferta de serviços de saúde aqui na empresa não temos desculpa para não fazer, é também uma forma de estamos seguros de que está tudo bem com nossa saúde”, afirmou.