Mobilizações marcam o Dia Internacional da Mulher

Saúde
08/03/2016 13h43
Início > Noticias > 68383

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, foi marcado por diversas mobilizações na sede da Secretaria Municipal da Saúde, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e na praça dos mercados centrais. Um trabalho da Prefeitura de Aracaju para levar serviços de promoção à saúde ao público feminino. Café da manhã, palestras e oferta de exames foram algumas das ações desenvolvidas.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves, no bairro Atalaia, iniciou a programação com um café da manhã saudável e aulas de ginástica laboral para os usuários que aguardavam na sala de espera. “A mulher está presente em todos os eventos da unidade. É ela quem vem e traz o filho e o marido.  É ela que sempre demonstra maior preocupação com a família e essa mobilização de hoje é uma forma de valorizar o papel da mulher no contexto social”, destacou Patrícia Gonçalves, gerente da unidade.

A USF João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, também comemorou o Dia Internacional da Mulher oferecendo diversos. Quem esteve na unidade pôde realizar testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de assistir a palestras educativas sobre prevenção do câncer e violência contra mulher. Para a apoiadora Maria Clara Dantas de Carvalho é uma alegria muito grande ver toda a equipe trabalhando para celebrar essa data especial. “As duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) aqui da unidade estão engajadas nessa comemoração. No dia de hoje, também estamos oferecendo consultas e fazendo rastreamento dos casos de hipertensão e diabetes”, explicou.

Já na USF Dona Jovem, no bairro Industrial, houve distribuição de rosas e brindes. Além disso, a psicóloga da unidade ofereceu um café da manhã para o grupo da melhor idade. A comemoração contou ainda com a participação de estagiários do curso de enfermagem da UNIT.

Na USF Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas participaram das ações uma psicóloga e uma advogada para fazer esclarecimentos sobre os direitos da Mulher, essas ações continuarão amanhã, 9. Dia de festa também na sede da SMS onde as colaboradoras receberam brindes e participaram de um momento de integração com as colegas de trabalho.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, além das comemorações, hoje, vale a reflexão de todos nós sobre o papel da mulher na sociedade. “Ao logo do tempo as mulheres, por questões ligadas à cultura machista, tomou para si todas as obrigações domésticas e ainda o trabalho fora de casa. Essa é uma carga muito pesada. Então, hoje, buscamos reforçar que o cuidado da casa deve ser dividido entre todos. Cuidar do bem estar e da qualidade de vida, também é cuidar da saúde”, enfatizou.