Aproveitando as ações da "Caravana da Saúde", o prefeito João Alves Filho compareceu à ação da Prefeitura Municipal de Aracaju para acompanhar as atividades. O projeto faz parte uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que visa levar serviços de saúde para os autônomos que atuam nos Mercados Municipais e frequentadores. O poder público realizará até o final de março, uma programação especial para o público feminino.
A Caravana da Saúde, que celebra o "Mês da Mulher no Mercado", já aportou na Praça dos Mercados Centrais e hoje, Dia Internacional da Mulher, realizará diversas atividades culturais e de saúde. Para tanto são ofertados serviços de: odontologia, oftalmologia, medição da pressão arterial e índice de glicemia, além dos tradicionais testes para identificação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de conversas sobre cuidados com o corpo e bem-estar. Hoje terá ainda uma programação especial com shows musicais e apresentações de capoeira (grupo formado exclusivamente por mulheres).
"É muito importante que a Prefeitura esteja próxima da população e traga para perto dela as ações. Hoje acontece a caravana ofertando uma gama de exames para que as mulheres não deixem de se cuidar. Um momento oportuno, a ação acontecer no dia em que se comemora o dia das mulheres e seja reforçado todo cuidado que elas precisam ter com a saúde e ressaltar a importância delas para nossa sociedade", declara o prefeito João Alves.
O secretário interino da Saúde, Antônio Almeida, adianta que o projeto da caravana da saúde representa o início da chegada dos serviços da saúde a área dos mercados centrais. "As ações acontecem ao longo do mês e a Prefeitura está empenhada em garantir os serviços a população. Seja ampliando, dando mais comodidade a população ou firmando parceria com outras secretarias a preocupação é sempre avançar", endossa.
Para a feirante Maria Edileiza Santos, a chegada da caravana da saúde ao mercado municipal deu mais comodidade para que ela fizesse seus exames. "Trabalho todos os dias, durante todo dia e me sobra pouco tempo para me cuidar. A chegada desses profissionais aqui no meu ambiente de trabalho foi bastante cômodo e serviu para averiguar como anda minha saúde", relata.
A aposentada Maria Rosalita Brito estava passando pela localidade e avistou a ação. Diante da diversidade de exames, a senhora aproveitou para aferir a pressão e medir a glicose. "Tenho problemas para controlar a pressão e o açúcar. Cuido da minha saúde e diante dos meus problemas, aproveitar par ver se estava bem", conta.
Já a cidadã Vanusa Dias acredita que o promover ações de cuidado com a saúde e prevenção de doenças no dia internacional da mulher, serve como um alerta para que o público feminino faça seus exames e não deixe de se cuidar. "É muito válido podermos fazer uma análise aqui, pois colhemos informações sobre o câncer de mama e do colo de útero que afetam muitas mulheres e temos a oportunidade de fazer outros exames que são comuns a todos e fundamentais para buscarmos nosso bem-estar", avalia.