Na manhã desta terça-feira, 8, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na praça dos mercados centrais uma programação especial para o público feminino. A Caravana da Saúde, que exalta o "Mês da Mulher no Mercado", realizou diversas atividades culturais e de saúde.
Foram ofertados serviços de odontologia, oftalmologia, medição da pressão arterial e índice de glicemia, além dos tradicionais testes para identificação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de conversas sobre cuidados com o corpo e bem-estar. Hoje terá ainda uma programação especial com shows musicais e apresentações de capoeira (grupo formado exclusivamente por mulheres).
Para o secretário interino da Saúde, Antônio Almeida, as ações já acontecem regularmente e no Dia da Mulher foram integrados itens ainda mais específicos. "Estamos trabalhando em parceria com a Emsurb tentando trazer saúde para os mercados centrais, são várias atividades voltadas para a área da saúde. Hoje não poderia ser diferente e estamos dando uma atenção em especial à mulher, englobando vários itens da saúde, palestras e apresentações", explicou.
A secretária municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Maria do Carmo, também conferiu as ações voltadas à mulher. "É um evento especial por ser o Dia da Mulher, e é importantíssimo para Aracaju dar essa assistência para todos, até porque aqui no mercado tem vendedores de todos os lugares e muitos são mulheres", afirmou.
Para Shirley Vieira, que passava pelos mercados e resolveu aproveitar, é uma grande iniciativa. "Estou achando essa caravana ótima, está agilizando vários exames. É um lugar onde não é comum ter, e até quem está aqui de passagem pode se consultar", contou.
Geane Macedo desfrutou de uma boa massagem. "A ação está sendo muito legal, vim fazer uma massagem e adorei. É bom para todos e principalmente para a mulher que não tem muito tempo para lazer ou para os exames e aproveita essa oportunidade, mostra a atenção que a Prefeitura vem dando à mulher", assentiu.