Observando que mais de 80% dos servidores da rede municipal de ensino são do sexo feminino, principalmente nas salas de aula, a secretária Mmnicipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira Santana, justificou a homenagem que foi prestada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), na manhã desta quarta-feira, 9, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem.
O evento, que aconteceu no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Presidente Vargas, foi marcado pelas presenças de alunos de três escolas da rede - EMEFs Presidente Vargas, Oviêdo Teixeira e Santa Rita de Cássia, além de apresentações culturais feitas pelos estudantes, bem como, palestras sobre o tema.
Marcia Valéria destacou que o ramo da educação é composto, basicamente, por mulheres e, nada mais justo do que comemorar a data que é um marco internacional, onde se discute as condições, os status e as dificuldades vividas e superadas pela mulher contemporânea. "É preciso aproveitar esse momento com a participação de alunos, professores e servidores da educação", avaliou.
Ela salientou, ainda, que a rede municipal de ensino tem se preocupado com a condição da mulher, por isso mesmo, os professores sempre têm produzido e planejado ações que levam os alunos a refletirem sobre os vários tipos de violência cometidos contra o sexo feminino. "Estou feliz com essa iniciativa, esse encontro de congraçamento pela data tão importante", concluiu.
Por sua vez, a consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Osvaldina Ribeiro da Cruz, afirmou que o evento enaltece o dia da consagração das mulheres em função da luta travada ao longo do tempo por conquistas da modernidade, fruto da garra e determinação que as fez conquistar espaço e respeito na sociedade, mas sem se esquecer das discriminações sofridas. E concluiu avaliando a homenagem prestada pela Semed relativa ao Dia Internacional da Mulher. "Esse evento da rede municipal de ensino de Aracaju pode ser descrito e considerado como um encontro, um momento de aprendizagem e de reflexão, principalmente para nossos alunos, professores e colaboradores em geral", afirmou.
Alunas elogiam homenagem
Aluna do 9º ano da EMEF Presidente Vargas, Willianne Pereira Dário, de 14 anos, disse que era a primeira vez que participava de um evento relativo ao Dia Internacional da Mulher e garantiu que estava achando interessante toda a dinâmica vista no auditório. "É um momento, para nós que somos alunos, e eu como mulher, refletir o nosso papel na sociedade, inclusive, a violência que vemos todos os dias na imprensa", avaliou.
Lívia Melquiades, também de 14 anos e aluna do 9º ano do Presidente Vargas, elogiou as apresentações de dança dos alunos, e considerou que a homenagem feita pela Semed foi uma forma de mostrar para os estudantes da rede municipal algo de diferente sobre o tema. "É importante a nossa participação neste tipo de iniciativa, pois, se esclarece muitos pontos que, para nós, são dificeis de entender", concluiu.
Apresentações culturais e palestras
O evento começou com a apresentação cultural da Companhia de Dança "Nova Era", formada por alunos da EMEF Oviêdo Teixeira. Em seguida, às 9h30, aconteceu a primeira palestra seguida de uma mesa-redonda que teve como tema "A Violência Doméstica nos Dias Atuais", que foi ministrada por Valdilene Oliveira Martins, representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE), no Conselho Municipal da Mulher.
Às 10h, ocorreu a segunda apresentação cultural, desta vez, com os alunos da EMEF Presidente Vargas. E, finalmente, encerrando as comemorações, às 10h30, houve a palestra que refletiu sobre "Os Espaços Sociais da Mulher Negra: Conquistas, Desafios e Preconceitos". A palestrante foi a professora Taty Menezes, integrante do Movimento Social "Unegro - Sergipe".