Prefeitura de Aracaju realiza aplicação de inseticida no pátio do Detran

Saúde
09/03/2016 13h44

Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na manhã desta quarta-feira, 9, a aplicação  de inseticida residual no pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), no bairro Santa Maria. O local, que abriga aproximadamente sete mil veículos, é um dos 83 pontos estratégicos mapeados pelo Programa Municipal de Controle do Aedes aegytpi, que recebem esse tipo de tratamento.

Utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, os quatro agentes de Endemias vão borrifar inseticida em todos os veículos abertos que se encontram no pátio. Em algumas carrocerias de veículos utilitários, os agentes encontraram  água parada, mas sem foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya. Calhas e reservatórios de água também foram vistoriados hoje. Como o espaço é muito grande, a previsão é que o trabalho seja concluído amanhã, 10.

O agente de Endemias, Adriano Lima, explicou que esse trabalho é feito justamente em locais onde é grande a probabilidade de acúmulo de água limpa e parada. “Essa borrifação de inseticida tem uma durabilidade de aproximadamente 60 dias, mas, a cada 30 dias, a gente retorna em todos os pontos para reaplicar o produto”, informa.  O agente faz ainda um apelo à população: “Essa luta é de todos. Precisamos acabar com o mosquito que está causando tanto mal para nossa população”.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, o inseticida permite a morte dos mosquitos no momento em que eles encostam nos locais onde o mesmo foi aplicado. “Enquanto o fumacê é uma aplicação que se espalha no ar, o inseticida residual é aplicado nas paredes das superfícies. Esse é mais um método utilizado para realizar a eliminação dos mosquitos em pontos estratégicos”, finalizou.