Alunos do Projovem recebem orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis

Saúde
10/03/2016 17h00

Os alunos que fazem parte do Projovem Urbano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Cidade Nova, receberam na noite da última quarta-feira, 09, diversos profissionais de saúde que passaram orientações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, a ação foi uma parceria entre os Programas Municipal de DST/Aids, Programa de Redução de Danos (PRD) e Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).

Durante o evento foram realizadas palestras, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. “Falamos sobre a questão da sexualidade com esses jovens, que trabalham durante o dia e estudam à noite. A maioria desses jovens não tem tempo de cuidar da saúde, alguns já são pais e mães, então foi uma ação muito legal para falar sobre as formas de prevenção às DSTs, focando bastante na importância do uso dos preservativos e também realizamos testagem rápida para os alunos e também para os trabalhadores dessa escola”.

Ao todo, foram 26 pessoas que realizaram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. “Cada pessoa realizou todos esses testes rápidos para detectar essas doenças. E foi um momento muito importante para esses alunos e profissionais e fomos bem recebidos por todos durante a ação. Sempre estamos destacando que não importa onde a pessoa esteja, pois a saúde tem que ser cuidada em qualquer lugar e a Prefeitura de Aracaju vem sempre dando prioridade a saúde, que deve está sempre em primeiro lugar”, destacou.

O Projeto Redução de Danos facilitou uma roda de sobre os cuidados em saúde de uma maneira geral. Segundo o coordenador do PRD, Wagner Mendonça, foi um momento de passar informações sobre a prática sexual responsável. “Nosso objetivo é evitar que essas pessoas futuramente tenham alguma DST, e para detectar essas doenças, falamos sobre as diversas formas de prevenção”, informou.

Para a professora do Projovem, Jackeline Jesus Santos, a palestra serviu para esclarecer dúvidas que os alunos já tinham sobre sexualidade. “Nós professores já debatemos o tema sexualidade em sala de aula e percebemos que os alunos ainda possuem muitas dúvidas sobre o tema. Foi um momento esclarecedor para eles, que precisavam entender que ter uma vida sexual ativa precisa ser com responsabilidade”.