A Fundação Municipal Cidade de Aracaju (Funcaju) preparou uma vasta programação para marcar a passagem dos 161 anos de existência da capital Sergipana. São apresentações artísticas, exposições, palestras e outros eventos que serão realizados nas unidades da fundação e locais de acessibilidade do público. A programação teve início na última terça-feira, 8, e se prolongará até o dia 31.
"Desvendando a cidade", este foi o slogan da Jornada de Estudos que durante dois dias resgatou a história de Aracaju. De 8 a 12 deste mês, acontece também no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), a II Mostra de Mulheres na Direção. São filmes que levam a assinatura de diretoras recém formadas e outras que já estão no mercado de trabalho. As sessões aconteceram nesta terça e quinta-feira, a partir das 15h, na sala de exibição Walmir Almeida. Já no sábado, a sessão começará às 10h.
No sábado dia 12, de 8h às 12h, o público pode se dirigir a Praça da Juventude, localizada no Conjunto Augusto Franco. A manhã será cultural com apresentações dos grupos de capoeira, choro e metais, formados por alunos da Escola de Arte Valdice Teles. O dia 14 está reservado para a apresentação especial do cordelista Zezé de Boquim. O evento acontecerá na Cordelteca, da Biblioteca Clodomir Silva, durante a manhã e a tarde.
Alunos do grupo de Choro da Escola de Arte Valdice Teles voltam a cena no dia 15. Desta vez será na Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos (Praça da Catedral), no centro da cidade. A programação começará às 20h. O XXV Salão dos Novos é a mostra com pinturas em tela e esculturas. E, considerando que é a 15ª edição e com resultados que revelaram muitos artistas, a mostra será no dia 15 deste mês.
A exposição está gerando expectativa, tendo em vista que serão lançados trabalhos de artistas sergipanos que participaram de uma seleção e, consequentemente, terão a oportunidade de se lançarem como os novos talentos das artes plásticas. A abertura acontecerá às 20h, na Galeria de Arte Álvaro Santos,
Na Biblioteca Clodomir Silva, dia 16, a professora Maruze Reis fará palestra sobre "A cidade e sua poesia", às 9h. Para o dia 16 deste mês, as atenções ainda estarão voltadas para o Centro Cultural cidade de Aracaju. Às 15h, acontecerá a solenidade de instalação das salas Documental (Museu Viana de Assis) e Carrossel Tobias Barreto, sediada no primeiro andar do núcleo. Também acontecerá o lançamento do Sistema Municipal de Informações Culturais (SMIC).
No dia do aniversário da cidade de Aracaju, 17, toda a sutileza da Orquestra de Câmara, da Escola de Arte Valdice Teles, será mostrada. A apresentação será ao ar livre, na Praça Inácio Barbosa, bairro São José, às 10h. Nos dias 19 e 22, as atenções estarão voltadas para a Biblioteca Clodomir Silva, com programações no projeto de literaturação e filmes sobre a cidade de Aracaju.
Até o dia 31 no Mirante da 13 de Julho, acontece a exposição "Um passeio por Aracaju - Aquarelas de Maxime Bally". A mostra pode ser visita das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.