Como parte do programa Prefeitura nos Bairros, que acontece neste sábado, 12, no conjunto Augusto Franco, com concentração na Praça da Juventude, a Prefeitura de Aracaju solicitou o trabalho de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para promover uma varredura geral nas ruas e avenidas do bairro Farolândia. Assim, diversas atividades estão sendo realizadas, desde a limpeza das praças e áreas urbanas até a presença de duas equipes do programa Cata Bagulho, responsáveis por recolher grandes entulhos.
Atuando com aproximadamente 80 agentes de limpeza nesta atividade, a Emsurb está limpando e retirando grandes quantidades de lixo. “Além do trabalho de limpeza normal, com varrição e coleta, estamos também com nosso pessoal do Cata Bagulho, que vem colaborar com os moradores, retirando de suas casas aqueles grandes objetos sem utilidade”, explicou o diretor operacional da Emsurb, Guilherme Souza.
Semanalmente, o Cata Bagulho acontece em um bairro de Aracaju. Dependendo do tamanho da área, duas equipes podem trabalhar para adiantar a limpeza. No Augusto Franco, estão sendo utilizados dois caminhões, sendo um específico para recolher material reciclável e outro para grandes objetos domésticos. “Todo o material encontrado e que tenha utilidade será reaproveitando. Após separação e eliminação do que não servirá, nossos agentes de limpeza encaminharão para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e para a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coore) tudo o que servir de matéria-prima para seus respectivos trabalhos”, informou Guilherme.
Assim que soube da passagem do Cata Bagulho, José Francisco Barbosa fez uma grande faxina em casa, retirando o que só atrapalhava. “O pessoal avisou na quinta-feira passada e eu me preparei, aproveitei que estou com tempo livre para dar um geral na casa e dispensar um baú de madeira já corroído pelas traças e também umas peças de uma antiga máquina de lavar roupa que só ocupavam espaço. Achei excelente ter esse serviço passando pela minha porta, pois facilitou meu trabalho já que teria que buscar a ajuda de um carroceiro para levar os entulhos dispensados”, justificou.
“O grande objetivo da Emsurb em oferecer o Cata Bagulho à população diminuir a quantidade de pontos irregulares de lixo existentes na capital. Atualmente existem mais de 1.500 locais errados de descarte, porém, estamos trabalhando para eliminar todos estes através de ações que antecipem a jogada de lixo pelos cidadãos”, pontou o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo.
300 pontos de descarte irregular são considerados críticos e 45 são classificados como muito críticos (zonas ambientais, portas de maternidades, canais, etc). Para saber os próximos dias e locais de atuação do Cata Bagulho, basta ligar para o número 3179-8940. Através deste mesmo contato, os cidadãos poderão denunciar também pontos de descarte de lixo irregulares que encontrarem pela capital.