Conjunto Augusto Franco recebe ações do ‘Prefeitura nos Bairros’

Agência Aracaju de Notícias
12/03/2016 22h25
Início > Noticias > 68484


A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua levando suas ações e serviços para a comunidade. Através do programa ‘Prefeitura nos Bairros’, moradores do conjunto Augusto Franco receberam orientações sobre saúde e educação no trânsito, participaram de oficinas de artesanato, aulas de ginástica e zumba, promovidas pelo programa ‘Academia da Cidade’, além de usufruir de serviços como a emissão da Carteira de Trabalho e cadastro de currículos.  Também foram oferecidos o ponto de descarte para eletroeletrônicos, o ecoponto,   e o ‘Cata Bagulho’, pra recolher móveis e objetos sem utilidade na porta das casas.

O alunos da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), puderam pôr em prática o conhecimento adquirido nas aulas e expor trabalhos em artesanato e culinária. O público aproveitou para fazer testes rápidos para identificar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e receber alertas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação coletiva aconteceu na Praça da Juventude e outras ações externas também aconteceram durante a manhã de hoje, 12. 

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, ressalta que todos os bairros da capital foram ou serão comtemplados com o programa. Apesar do perfil das atividades serem as mesmas para todas as localidades comtempladas, no conjunto Augusto Franco, a população pôde também contar com a colaboração da Universidade Tiradentes (Unit).

“Promovemos essa ação com a intenção de mobilizar toda sua estrutura com intuito de resolver ou presenciar os problemas da comunidade. Nossos agentes de saúde estão espalhados pelo bairro para alertar sobre o mosquito Aedes aegypti. Os alunos da universidade estão com aqui com estande para nos ajudar a orientar sobre o combate e prevenção”, ressalta Machado.  

A secretária da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, acompanhou todas as ações e conversou com a população para saber se as atividades agradam à comunidade. “Isso é extremamente importante porque é uma forma da prefeitura se aproximar das pessoas que moram no bairro. A prefeitura está com vários serviços aqui e temos que avaliar se a população está aprovando. Também é uma maneira de mostramos à população os serviços que são disponibilizados na rede pública e que estão acessíveis para ela”, avalia.

Moradora do conjunto, Maria José de Teixeira saiu de casa para buscar orientações sobre os serviços da saúde. “Quando ouvi o carro anunciar que teríamos várias ações da prefeitura no bairro, me organizei para não deixar de participar. Tinha algumas dúvidas sobre os serviços, os lugares que devemos buscar tratamento. Eles me deram a orientação e também aproveitei para fazer o teste de sangue e ver estava com alguma coisa”, relata.

Empreendedorismo

A diretora de formação profissional da Fundat, Maria do Socorro de Melo, fez questão acompanhar de perto o desempenho dos alunos da fundação. Inclusive atualizou o corte de cabelo com uma das alunos do curso de cabelereiro. “Não poderia deixar de motivar os alunos. Também aproveito essa ação de cidadania para incentivar os moradores locais para se inscreverem nos cursos promovidos na unidade da Fundat que é mantida em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude. É muito importante que saibam das oportunidades de qualificação profissional que são proporcionadas aqui no Augusto Franco”, endossa.

Empreendedora, a culinarista Erika Vieira aproveitou e montou seu estande de vendas para promover seus serviços. “Obtive muita informação e conhecimentos em vários cursos que fiz na Fundat. Aprendi que não basta saber o que fazer para comercializar, mas, sim como se projetar e captar mais clientes. Nesse dia, pude ter a oportunidade de aplicar tudo que aprendi, apresentar meus produtos, agendar encomendas e ampliar meus negócios”, conta.

A artesã Ana Lúcia Chagas conta que também fez vários cursos promovidos pela Fundat, a exemplo de biscuit, o de boneca e no momento artes francesas. Na avaliação dela, o evento mostra o valor e preocupação do poder público com seus cidadãos. “Mostra o reconhecimento pelo trabalho da gente e nos permite demonstrar o que a gente aprendeu. Não pagamos nada para aprender e ainda nos é dada a oportunidade de começar a conquistar nossos primeiros clientes e em um evento que reúne um público grande”, menciona.

Já o estudante do segundo ano do ensino médio, Jeferson Santos, aproveitou a chegada do projeto no bairro e se cadastrou para emitir sua primeira Carteira Profissional. “Ainda não tenho e faço parte do programa ‘Menor Aprendiz’. Só tenho 16 anos, mas fui alertado que já posso ser um profissional formal. Então, aproveitei e vim providenciar a minha e também cadastrar meu currículo. Quero estudar, mas também tenho trabalhar”, expõe.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra,  e o secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, também acompanharam as atividades e interagiram com o público para reforçar a importância em buscar o melhor para a comunidade.