Mirante da 13 de Julho lançará exposição sobre Inácio Barbosa

Cultura
14/03/2016 16h10

Em comemoração aos 161 anos de Aracaju o Mirante da 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), lançará na próxima quarta-feira, 16, a exposição intitulada "Inácio Barbosa: o fundador de Aracaju, fragmentos de sua trajetória". A mostra trata de uma pesquisa realizada sobre sua história de vida pessoal e pública distribuída em banners. Na ocasião o público encontrará fotos, textos e artigos de jornais que explicará esse percurso.

A diretora da unidade, Christine Hillmann, explica a importância dessa pesquisa e da sua divulgação, não só para os turistas que visitam o Mirante, mas como os próprios sergipanos que por muitas vezes desconhecem a história da sua própria cidade. "Conhecer um pouco mais sobre Inácio Barbosa é conhecer onde tudo começou. Nossa intenção é mostrar aos nossos visitantes quem foi o fundador da capital contando sua biografia", falou.

Inácio Barbosa governou Sergipe por menos de dois anos, mas mesmo nesse curto espaço de tempo de gestão foram feitas varias realizações. O governante que veio para Sergipe a fim de diminuir as tensões políticas que o estado passava, estabeleceu uma gestão conciliadora, unindo os políticos sergipanos em torno do seu projeto de modernização e progresso da província. Mas foi com a transferência da capital, de São Cristovão para o povoado de Santo Antônio de Aracaju, que imortalizou sua memória.

Quem visitar o Mirante da 13 encontrará também a exposição "Passeio por Aracaju", que se encontra na unidade desde o início do mês. A mostra conta com 15 retratos da cidade, feitos à mão, pelo artista francês Maxx Bally. A exposição segue até o final de abril, com entrada franca, sempre de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.