Fim de semana: mais de 1,5 mil pessoas atendidas nos hospitais municipais

Saúde
14/03/2016 17h32

Entre sábado, 12, e domingo, 13, os Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul), e Nestor Piva (Zona Norte), registraram um total de 1.546 atendimentos em suas dependências. O número é considerado normal para um final de semana. A especialidade clínica continua sendo a mais procurada nos dois hospitais, com 1.095 atendimentos. Também foram feitas, nesses dois dias, 182 consultas com médico cirurgião.

O Hospital Fernando Franco realizou 665 atendimentos em sua totalidade, sendo 458 clínicos, 143 pediátricos e 64 cirúrgicos.  Já o Nestor Piva registrou o atendimento de 881 pacientes.  No campo clínico foram 637 atendimentos, além de 118 casos cirúrgicos, 104 ortopédicos e 22 odontológicos.

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Roberta Lisboa, explicou por que os números seguem estáveis há várias semanas. “Essa é a nossa média de demanda nos finais de semana, é a realidade dos dois hospitais. “Geralmente, o atendimento é bastante tranquilo e as equipes trabalham completas, o que garante um tempo menor de espera. No Nestor Piva, temos cinco clínicos no plantão, e no Fernando Franco são quatro. Esse número supre perfeitamente as necessidades dos hospitais”, ressaltou. 

Vale ressaltar que os dois hospitais estão funcionando com o sistema de acolhimento por classificação de risco. A ideia é identificar de forma mais rápida e precisa os casos emergenciais. O método, validado pelo Ministério da Saúde, segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).