Secretário da Saúde se reúne com médicos no Sindimed

Saúde
16/03/2016 16h29

O Secretário Municipal da Saúde, Dr. Agnaldo Feitosa, participou, nesta terça-feira, 15, de uma reunião com representantes do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed-SE). O encontro foi realizado no início da tarde, na sede da entidade e contou com a participação do presidente da entidade, João Augusto Alves de Oliveira, do vice, José Menezes, além de outros membros da diretoria e médicos associados.

Acompanhando o secretário, participaram do encontro o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Murillo Oliveira, e a coordenadora clínica da Reap, Acácia Seixas. Na ocasião, o secretário recebeu um documento contendo uma pauta de reivindicações da classe médica. O reajuste salarial, a tabela única para a categoria e melhores condições de trabalho foram os pontos mais debatidos.

A visita ao Sindicato dos Médicos, na avaliação do presidente da entidade, mostrou respeito por parte do secretário à categoria. "O secretário aceitou o nosso convite de vir ao sindicato e trouxe alguns de seus auxiliares. E neste encontro, ele colocou algumas situações que são interessantes, se realmente houver êxito mais lá na frente, que foi em relação à reorganização do trabalho", disse João Augusto.

Além do presidente do Sindimed, outros médicos presentes ao encontro fizeram colocações e defenderam seus pleitos. "Colocamos nossas reivindicações principais, que é a tabela única dos médicos e o piso da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que são os pleitos mais importantes da categoria, e o secretário nos disse que vai analisar o que pleiteamos. A reunião foi positiva porque quebrou o clima negativo que estava instalado entre o sindicato e a Secretaria Municipal da Saúde, causando um desgaste muito grande, de forma desnecessária. Teremos divergências, que são naturais, mas foi muito importante esse encontro, pois percebemos que terá uma harmonia no tocante ao respeito, que é o principal", enfatizou o presidente do Sindimed.

O secretário também fez uma avaliação positiva da reunião ressaltando que os objetivos são comuns, já que ele também é médico da rede municipal. "As reivindicações eu conheço quase todas e sei da importância de cada uma delas. Nós vamos tentar encampar uma luta junto com os profissionais para que a gente consiga atender aos pedidos deles. Reabrimos uma comissão de negociação com o Sindicato e a partir de agora teremos esse contato mais direto para negociar, juntamente com o prefeito João Alves Filho e demais secretários, cada item debatido aqui hoje. A Prefeitura já sinalizou que irá conceder um reajuste linear para as categorias, inclusive a classe médica, mas vamos trabalhar também para que a tabela unificada se torne uma realidade, explicou Agnaldo Feitosa.

 

Na visão do secretário, um dos pontos mais importantes levantados durante a reunião é a melhoria nas condições de trabalho. "Isso pra mim é prioridade. A gente sabe que o profissional que trabalha sem condições adequadas é um profissional que não produz e isso a gente não pode permitir que aconteça", concluiu.