Ouvidoria da SMS recebe denúncias de focos do Aedes Aegypti

Saúde
15/03/2016 17h17

As ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são realizadas diariamente em toda capital. Na manhã desta segunda-feira, 14, após denúncias de focos do mosquito em casas para alugar no bairro Novo Paraíso, agentes de endemias foram até a imobiliária responsável e pegaram as chaves dos imóveis para  averiguar as informações.

Segundo o supervisor de Endemias da 4ª região, Jivaldo Henrique de Jesus, esse é trabalho de rotina, visto que sempre há denúncias dessa natureza. “Quando chegam até nós essas informações e o imóvel está fechado para alugar, entramos em contato com a imobiliária, pegamos as chaves e realizamos a vistoria. Hoje, especificamente, nenhum foco do mosquito foi encontrado”, afirmou.

Essa é mais uma das ações realizadas pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), por meio do Programa Municipal de Combate ao Aedes em parceria com a Ouvidoria da SMS. Somente entre os meses de janeiro e março de 2016, foram recebidas mais de 550 ligações com denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, dessas, 442 já foram solucionadas, ou seja, 82% dos casos. Para a coordenadora da Covepi, Raulinna Gomes, esse é o resultado de um trabalho feito em conjunto com a população que pode e deve continuar sendo agente de mudanças. “O morador, que conhece melhor do que ninguém os problemas do bairro, tem nos ajudado a demarcar pontos estratégicos para o nosso trabalho. Recebemos todos os dias, em média, 20 ligações e com reclamações  de terrenos abandonados, casas fechadas, pneus descartados de forma indevida, entre outras. A partir dessas ligações, nós mobilizamos uma equipe para ir ao local e averiguar a veracidade do que foi denunciado”, explicou Raulinna.

E visando a manutenção da qualidade do serviço oferecido a população, a Ouvidoria da SMS irá participar, no dia 29 deste mês, em Brasília, da  “Oficina de Capacitação à Intervenção das Ouvidorias do SUS no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti”.  A coordenadora da Ouvidoria da SMS, Cláudia Pardo, estará presente nesse evento.“Representantes das  Ouvidorias de toda a cobertura do Ministério da Saúde vão participar da capacitação para aprender mais sobre o acolhimento dessas demandas de denúncias do Aedes”, disse.