Estudantes da rede municipal conhecem porto digital em Recife

Educação
16/03/2016 17h26

A prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) tem honrado seu compromisso com a valorização dos professores da rede, ao exemplo do cumprimento da Lei do Piso, concedendo reajuste de 11,36%, na última semana, para todos os níveis e aposentados, mas também reafirmado a importância dos estudantes, através de projetos que possibilitem estímulo de práticas, ampliando e aprofundando o conhecimento, como a realização da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), que está em sua 3º edição, em parceria com a empresa Joy Street.

Dos seis premiados da última edição da OJE, cinco são alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, EMEF Anísio Teixeira, e um é aluno da EMEF Deputado Jaime Araújo, categoria individual de 2014 e 2015. Realizada em novembro de 2015 no Ginásio de Esportes do Sesi do conjunto Augusto Franco, com a presença do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, a Olimpíada teve como premiação uma viagem para Recife (PE). Na tarde de hoje, 16, os seis estudantes viajaram e além do conhecimento cultural, conhecerão o porto digital onde está localizada a Joy Street.

A secretária municipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria destacou o papel da Semed em estimular o conhecimento dos estudantes da rede. "A partir de um projeto como esse a gente pode expandir os horizontes dos estudantes, de forma harmônica, entrelaçando ensino, cultura, relações interpessoais e outras habilidades. Esses meninos estão tendo a oportunidade de conhecer o porpo digital onde está inserida a Joy Street, nossa parceira, que desenvolveu o software, e poderão ampliar seus conhecimentos, através da oportunidade que está sendo dada de eles aprenderem tecnicamente como se monta um jogo eletrônico. Além de aprendizagem, eles estão tendo uma chance de fazerem uma programação cultural e lúdica", informa a secretária.

O diretor-executivo da Joy Street, Fred Vasconcelos, avalia que a premiação é uma espécie de estágio para os campeões. "Nas últimas edições, foi mantido o foco nos torneios específicos, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. Esta iniciativa de promover a olímpiada educacional é fundamental e decisiva para elevar os Indices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da capital sergipana", explicou.

Aprender de forma lúdica

Aluno do 8º ano da EMEF Deputado Jaime Araújo, Carlos Eduardo Borges Santos, de 14 anos, campeão premiado na categoria individual de 2014 e 2015, acompanhado da coordenadora pedagógica da escola, a professora Nayara Maria Almeida Cerqueira, relatou como fez para vencer a Olimpíada de Jogos Digitais. "Para ganhar não tem segredo, basta traçar uma boa estratégia, sondar os assuntos que podem cair nas provas eletrônicas e no mais estudar bastante os assuntos vistos em sala de aula para saber responder rápido e com exatidão. Raciocínio rápido é fundamental para quem conquistar o título", revelou.

Já Jonathas Santos, 9° ano, da EMEF Anísio Teixeira, contou que a competição foi importante na melhoria de seu rendimento em sala de aula. " Eu melhorei bastante, ao mesmo tempo em que estava em uma competição eletrônica que eu adoro, estava aprendendo, tirando dúvidas com nossos articuladores . Ajudou a mim e muitos colegas que tinham dificuldade nas matérias. Este ano vou participar novamente e espero ganhar", prometeu.

 

A diretora da EMEF Anísio Teixeira, Daniele Melo, articuladora de tecnologia da instituição bicampeã nos jogos, elogia a iniciativa da Semed em parceria com a empresa em realizar a OJE. "Foi uma iniciativa inovadora, é um projeto que não se vê na rede pública, mas em Aracaju, ele está estimulando o aprendizado. Foi uma atitude visionária da secretária, esperada ano a ano com muita expectativa pela rede municipal de ensino de Aracaju", elogiou a diretora.