Emsurb acompanha coleta de lixo no bairro Santos Dumond

Serviços Urbanos
16/03/2016 17h37

Após uma liminar expedida pela 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, que autorizava a continuidade da coleta de lixo em Aracaju, nesta quarta-feira, 16, cerca de trinta compactadores da empresa CAVO Serviços e Saneamento estarão nas ruas da capital recolhendo todo o lixo acumulado durante 24h sem parar, até que a situação seja reestabelecida.

Uma equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) acompanhada do presidente João Paulo Sobral, da secretária municipal da Família e Assistência Social, Maria do Carmo, e do vice-prefeito, José Carlos Machado, acompanharam a coleta no bairro Santos Dumont com o objetivo de fiscalizar os trabalhos. Durante todo o dia a CAVO estará fazendo os trabalhos de coleta na região Norte da capital.

O presidente da Emsurb, João Paulo Sobral, destaca que os trabalhos continuarão 24h seguidas até que toda a situação de coleta de lixo seja reestabelecida. "Hoje às 11h saiu uma liminar dando total liberdade a empresa CAVO de continuar com os serviços de coleta de lixo. A empresa já iniciou os serviços na capital e neste momento estamos acompanhando a coleta nessa região. Hoje o trabalho é 24h, não só hoje, amanhã e depois até limpar toda a cidade. Não tem hora nem dia para parar, vamos trabalhar até limpar toda a nossa cidade", destacou João Paulo.

Quanto ao cronograma de coleta de lixo, o diretor operacional da Emsurb, Guilherme Souza, diz  que continuará como antes. "A coleta acontecerá nos dias fixos, segunda, quarta e sábado na Zona Norte, e terça, quinta e sábado na Zona Sul. Hoje estaremos o dia inteiro, até a noite, na Zona Norte. Tem os pontos fixos, mas cada dia nós vamos continuar com o cronograma de sempre. O nosso prazo é de até domingo tirar todo os pontos críticos e hipercríticos e normalizar a coleta de lixo da cidade", disse.

O porteiro Luan David de Carvalho diz que a resolução do problema da coleta de lixo é um alívio para os moradores da capital. "Estes estão sendo os primeiros carros de lixo que estão passando aqui, deste que o problema com a coleta iniciou. Coloquei todo o lixo que estava acumulado e graças a Deus levaram tudo, isso porque eu já tinha pagado a um rapaz de carroça pra jogar em outro lugar. O pessoal tava pagando carroceiro pra jogar o lixo no terreno ao lado do posto", afirma.

A dona de casa Sueli Alves destaca que estavam esperando ansiosos que a situação fosse resolvida. "Nós estávamos esperando esperançosos que essa situação se resolvesse e a coleta de lixo voltasse ao normal. O reestabelecimento da coleta é um alívio para nós e todos os moradores da cidade. Foi quase uma semana sem coleta", conclui.