Prefeitura dá seguimento ao mutirão de limpeza em Aracaju

Serviços Urbanos
16/03/2016 18h31

Depois de alguns impedimentos na escala de limpeza da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), retomou os serviços de limpeza, varrição e coleta domiciliar na tarde desta quarta-feira, 16. A solicitação do prefeito João Alves Filho foi para que a empresa Cavo  Saneamento e Serviços (responsável direta pela limpeza da cidade) realizasse um mutirão geral por ruas, avenidas e bairros, levando em consideração, principalmente, os locais mais atingidos pela paralisação dos serviços.

Sendo assim, as equipes já se encontram nos bairros: 18 do Forte, América, Bugio, Castelo Branco, Cidade Nova, Industrial, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário, Mosqueiro, Orla, Mercados Centrais, Palestina, Santos Dumont, São Carlos, São Conrado, avenidas do conj. Augusto Franco, Soledade, entre outros pontos. “Estamos realizando este mutirão contemplando toda a cidade, mas focando uma boa parte dos agentes de limpeza na região norte. Nossa meta é limpar áreas problemáticas, nas proximidades dos hospitais públicos, pois não existem condições de misturarmos atendimento médico com lixo. A estimativa é que até a noite do sábado já tenhamos estabilizado o problema com a coleta domiciliar”, informou o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo.

Segundo frisou o diretor operacional da Emsurb, Guilherme Souza, com o não cumprimento do final do contrato da antiga empresa com a Emsurb, a cidade ficou com um acúmulo de lixo previsto em torno de três mil toneladas, porém, com esses últimos dias de trabalho paralisado, o total pode chegar a oito mil toneladas espalhadas pela capital. “Nosso foco agora é retirar esse lixo, tanto das áreas supercríticas quanto das áreas críticas. A meta que a Emsurb passou para a Cavo é que se recolha cerca de 980 toneladas de coleta domiciliar nas próximas horas além de aproximadamente 650 toneladas só de entulhos por dia. Assim, vamos promovendo uma grande varrição de tudo que ficou parado nos últimos dias, não deixando nenhum foco de sujeira em Aracaju”, pontuou Guilherme.

A estimativa da Emsurb é que tudo volte ao normal até a próxima segunda-feira, com as equipes da Cavo seguindo o protocolo de limpeza para a cidade, obedecendo os dias e locais como o programado na escala de limpeza da Capital. “Trabalharemos nos feriado e final de semana até conseguirmos equilibrar essa situação. A Cavo está com mais de 30 carros pela cidade fazendo este trabalho para que Aracaju volte a ser a cidade que tanto nós nos orgulhamos de morar. No que depender da Emsurb vamos tocar os trabalhos 24h até termos a certeza de que não existe nenhum ponto de lixo”, enfatizou o presidente da Emsurb.